Skip to main content
Capa
Nº 327 | 19 Maio 2023
Edição nº 327
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Pita Limjaroenrat pode estar prestes  a levar a Tailândia para lado nenhum
Pita Limjaroenrat pode estar prestes a levar a Tailândia para lado nenhum
Tailândia é um país que fica entre os prospetos turísticos e ‘Plataforma’, um dos mais extraordinários romances do século (escrito pelo ‘maldito’ Michel Houellebecq), mas para além de ser um paraíso para confessáveis e inconfessáveis predileções de respeitáveis chefes de família e para jovens à descoberta dos encantos da comida de rua oriental, é também um país como qualquer outro. Tem eleições e tudo. E também uma família real que evolui à medida das suas próprias vontades (o rei até tem uma concubina ‘oficial’ depois de ter despachado três ou quatro casamentos) e uma casta militar que faz precisamente o mesmo. Mesmo quando essa vontade se consubstancia em golpes de Estado. Mas tudo isso vai sucedendo à margem do paraíso onde os turistas são enclausurados: em mordomias, saladas de fruta e sorrisos generosos, mesmo quando há atentados – o que sucede com assinalável frequência, mesmo que não com as dimensões descritas em ‘Plataforma’.
Tema
Olhar o mercado de arte a partir de Portugal
Olhar o mercado de arte a partir de Portugal
Os galeristas e colecionadores com quem o JE falou confluem na importância das galerias para artistas e compradores. Digitalização traz desafios, tal como o facto de não se perfilarem novos colecionadores. Ambição precisa-se. A 6ª edição da ARCOlisboa acontece de 25 a 28 de maio na Cordoaria Nacional.
Pessoas
Um vinho ‘premium’  que é um segredo a quatro mãos
Um vinho ‘premium’ que é um segredo a quatro mãos
Francisco Costa, o “Costinha”, do mundo do futebol, e António Boal, da Costa Boal Family Estates, juntaram-se para produzir um vinho premium. “O Segredo 6” é o primeiro projeto da 2 CC produção de vinhos Lda., a empresa criada pelos dois amigos. Trata-se de um vinho tinto elegante, com origem numa vinha com 65 anos, com solo xistoso, e uma área total de 3,5 hectares, na região de Trás-os-Montes. Os preços por garrafa começam nos 600 euros.
5 Sentidos
Personificar o vigor
Personificar o vigor
Adécada de 1960 foi marcada por experiências, diversão e liberdade. Viver a vida a toda a velocidade estava na moda — quer fosse ao volante de um carro desportivo ou aos comandos de uma moto. Willy Breitling, apercebeu-se desta mudança no ritmo de vida e decidiu criar um cronógrafo não convencional, que personificasse o vigor dessa época.
Nova carta do chef Taro inclui sushi de fusão
Nova carta do chef Taro inclui sushi de fusão
Osol brilha lá fora e convida a piqueniques. E que acepipes mais saborosos, sofisticados e apetecíveis podemos escolher para surpreender alguém do que artísticas peças de sushi?
Um livro  que não se rende
Um livro que não se rende
Inferno” é a expressão que primeiro ocorre perante “Tempestades de Aço”, a obra de estreia de Ernst Jünger, onde o autor traça uma geografia do horror ao descrever minuciosamente a frente de combate, ao explicar como funciona a transição do conflito em campo aberto para trincheira, e o que fez do homem uma máquina de matar. A isto acresce outro “ator”, as máquinas, que tornam as batalhas mais sanguinolentas e dramáticas.
Fresco carinhoso de um povo e de um país
Fresco carinhoso de um povo e de um país
No texto dedicado a Veneza no prodigioso livro “Pequeña enciclopédia de lugares íntimos. Breviario personal de geopoética y cosmopolítica” (editado pela Acantilado; e também disponível em francês, Les Éditions Noir sur Blanc), infelizmente sem tradução portuguesa, o escritor ucraniano Yuri Andrukhovych recorda que foi precisamente um veneziano, Alvise de Cadamosto, que, ao serviço do nosso Infante D. Henrique descobre as ilhas de Cabo Verde; decorria o ano de 1456.
Ensaio
A Turquia  na encruzilhada
A Turquia na encruzilhada
Seja qual for o vencedor das eleições no país, herdará uma política externa feita de equilíbrios e da gestão da posição geopolítica funcional que a Turquia tem, mas que também foi construindo.
Empresas & Mercados
Centro da Essity em Lisboa ainda tem 50 vagas para TI
Centro da Essity em Lisboa ainda tem 50 vagas para TI
A multinacional sueca, que detém marcas como a Tena e a Colhogar, adianta que o ‘Business Service Center’ em Portugal estará operacional em junho. É o tempo de contratar e formar.