Skip to main content
Capa
Nº 2219 | 13 Outubro 2023
Edição nº 2219
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Mercados
Bolsas recuperaram esta semana
Bolsas recuperaram esta semana
Os mercados financeiros corrigiram as perdas anteriores, transacionando agora positivas neste mês de outubro. Em Portugal, o PSI apresentou uma recuperação acentuada.
Empresas & Finanças
EasyJet e Ryanair juntas  no ataque às taxas
EasyJet e Ryanair juntas no ataque às taxas
Aviação: Agigante easyJet aproveitou a apresentação dos resultados do seu quarto trimestre para lançar críticas sobre o aumento das taxas aeroportuárias em Portugal. A Ryanair também já o tinha feito.
Nike e CR7 levam vendas  de camisolas do Sporting  a subir mais de 70%
Nike e CR7 levam vendas de camisolas do Sporting a subir mais de 70%
Merchandising: Administrador da SAD diz ao JE que, mesmo excluindo o efeito Maverick”, a camisola dourada e negra, o negócio está a crescer 20% ao ano.
“Se olharmos só para a indústria,  já estamos numa recessão profunda”
“Se olharmos só para a indústria, já estamos numa recessão profunda”
Estamos ou não já em recessão? Por que razão algumas economias tipicamente anémicas estão a resistir melhor? E a China, pode vir a precipitar a travagem? Uma conversa com o Chief Investment Officer do EFG que resultou em resposta a esta a e outras perguntas.
Banca perdoa 34,2 milhões da dívida à Efacec na venda à Mutares
Banca perdoa 34,2 milhões da dívida à Efacec na venda à Mutares
Depois da aprovação do ‘haircut’ de 10% da dívida de 58 milhões dos obrigacionistas, é a vez da banca se chegar à frente com um ‘haircut’ de 80% da dívida antiga sem garantias de 41 milhões mais 10% da parte não garantida das linhas “Covid”.
Perspetiva
Um ano depois, direção executiva do SNS tem estatutos publicados
Um ano depois, direção executiva do SNS tem estatutos publicados
Fernando Araújo, antigo presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de São João, lidera a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, que tem sede Porto.
Primeira Mão
Excedente de 0,8% e dívida a cair não apagam “falta de ambição”
Excedente de 0,8% e dívida a cair não apagam “falta de ambição”
OE2024: Novo brilharete orçamental do Governo, voltando a quebrar recordes no que respeita ao saldo, mas também na coleta de impostos - que vão continuar a subir. Empresários elogiam algumas medidas, mas pediam mais rasgo numa altura de grandes dificuldades para a economia real, com os juros a pressionarem durante mais tempo.
As mexidas nos impostos  que vão afectar as famílias  e empresas no próximo ano
As mexidas nos impostos que vão afectar as famílias e empresas no próximo ano
Das mexidas no IRS , passando pela redução do IRC sobre startups e benefícios fiscais às empresas, até ao fim do IVA zero e aumento do IUC, estas são algumas das medidas do OE2024.
Todos contra o Orçamento dos “truques”, “mentiras” e “ilusões”
Todos contra o Orçamento dos “truques”, “mentiras” e “ilusões”
Reações políticas: Por uma vez, a oposição fala em uníssono: o alívio fiscal é uma charada para esconder a ausência de soluções para deixar mais dinheiro no bolso dos portugueses. Do Chega ao PCP, já se anuncia o cartão vermelho coletivo a um OE de aprovação garantida pela maioria socialista. Só PAN e Livre ainda pedem diálogo.
Marcelo elogia contenção mas SNS é preocupação geral
Marcelo elogia contenção mas SNS é preocupação geral
Presidente elogia prudência das contas certas. Saúde e habitação não têm respostas nesta proposta de OE, à altura da crise que vivem, critica a oposição. PS não vê razões para voto contra.
Economia & Política
Combustíveis fósseis vão continuar  a dominar o mundo
Combustíveis fósseis vão continuar a dominar o mundo
Oconsumo de petróleo vai disparar até 2045, prevê a OPEP. Combustíveis fósseis vão continuar a dominar, apesar do crescimento das renováveis. Carros a combustão interna vão manter domínio.
FMI e Governo convergem  no crescimento e inflação, mas dívida e défice dividem
FMI e Governo convergem no crescimento e inflação, mas dívida e défice dividem
OFMI até deixa rasgados elogios à performance orçamental, mas nem assim Medina deixa de atacar as previsões da instituição, considerando que “falha sempre” sobre Portugal.
Israel: Alastramento da guerra  é o maior perigo
Israel: Alastramento da guerra é o maior perigo
Depois da Faixa de Gaza, a guerra chegou rapidamente à fronteira entre Israel e o Líbano. A grande preocupação é a possibilidade de evoluir agora para o Irão, o que seria um desastre (não só) para a região.
Última
Especialistas debatem OE2024 em conferência  do JE e EY
Especialistas debatem OE2024 em conferência do JE e EY
OE2024: Já se conhecem as linhas mestras do Orçamento mas a análise definitiva faz-se, como é hábito na conferência organizada pelo JE e EY, para acompanhar dia 17 de outubro em Lisboa.