Capa
Nº 472 | 17 Novembro 2025
Notícias
Economia
Mercados
Empresas
Conferência
António Machado diz ao JE que cabe ao ministro das Infrasestruturas e da Habitação resolver o problema do atraso de quem ainda não está a beneficiar do Programa de Apoio Extraordinário à Renda. "Prometeu que estaria tudo resolvido até setembro. Afinal, não é verdade", afirma o secretário-geral da AIL.
O Conselho da Diáspora Portuguesa organiza o EuroAmericas Forum, dias 17 e 18 de novembro, na Nova SBE, no concelho de Cascais. O tema da conferência é a longevidade.
Estão marcadas mais três semanas de paralisação, em períodos intercalados, a partir de 21 de novembro. A Associação dos Agentes de Navegação avisa para o impacto nas empresas de cruzeiros.
De acordo com os dados hoje divulgados pelo serviço estatístico europeu, entre julho e setembro o Produto Interno Bruto (PIB) da área do euro cresceu 0,2% face ao trimestre anterior e o dos 27 Estados-membros avançou 0,3%.
O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores, afeta à UGT, não avança estimativas para a greve geral de 11 de dezembro, que a FNE abraça de corpo e alma, mas admite ao JE que tudo pode acontecer, incluindo uma paralisação total nas escolas. Remete a responsabilidade pelos incómodos que a greve possa causar a alunos e pais para "quem insiste em avançar com propostas que atacam direitos laborais e ignoram os alertas das organizações sindicais".
IEA volta a reintroduzir cenário no seu relatório em que o consumo de petróleo continua a subir. A Casa Branca considerou "ridícula" a previsão de que o petróleo iria atingir o seu pico em 2030.
Confederação do Comércio e Serviços critica greve geral: "Inédita na história da concertação social"
A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) anunciou a sua posição em relação à greve geral, criticando as centrais sindicais por avançarem para a paralisação "antes de esgotados os mecanismos de negociação". A CCP elogia as propostas de reforma laboral e apela a que se retomem as negociações para alcançar um acordo tripartido.
A semana vai ficar marcada pelo debate na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2026. Nota ainda para a divulgação de vários indicadores do Instituto Nacional de Estatística e do Banco de Portugal e para a apresentação dos resultados trimestrais do Grupo Altri. Lá por fora, os governadores do Banco Central Europeu vão reunir-se em Frankfurt e o presidente norte-americano, Donald Trump recebe em Washington o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salmen.
A Moody's alerta que o rating "também tem em conta um elevado endividamento e uma robusta capacidade de pagamento da dívida, embora ambos sejam mais fracos em comparação com outros países soberanos com ratings semelhantes, apesar das melhorias fiscais e da dívida nos últimos anos. A suscetibilidade a riscos de eventos é moderada e está relacionada com o risco geopolítico".
Vera Daves de Sousa, falava à imprensa no final da reunião de Conselho de Ministros que analisou e aprovou o Relatório de Execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) referente ao terceiro trimestre, que segue agora para a Assembleia Nacional.
Governo recuou em algumas matérias, mas para a UGT é "muito pouco" para que o sindicato desmarque a greve geral do dia 11 de dezembro. Possibilidade de compra de férias cai e avança a reposição dos três dias extra retirados no tempo da troika.
O orçamento, de 192,8 mil milhões, centra-se nas prioridades da União e na resolução dos desafios em curso: impulsionar a competitividade, reforçar a prontidão e a preparação da Europa em matéria de defesa, apoiar a assistência humanitária e abordar as pressões migratórias.
Recentemente foi revelado que Michael Burry tinha feito um short (aposta na queda do preço de uma acção) no valor global de mil milhões de dólares (860 milhões de euros) contra a Palantir (912 milhões de dólares ou 788 milhões de euros à taxa de câmbio atual) e a Nvidia (186 milhões de dólares ou 160 milhões de euros).
A época de resultados do terceiro trimestre de 2025 nos EUA continua na próxima semana, com relatórios agendados de empresas como a Home Depot, Target, e Walmart (para além da Nvidia).
"Somos muito mais do que um broker", disse o CEO do grupo MDS referindo-se ao facto de ser um grupo com empresas diversificadas. Desde 2022 quando foram comprados pelo gigante Ardonagh, já fizeram 41 aquisições, para o qual investiram 400 milhões de euros. Mas prometem não ficar por aí. Têm 100 milhões para aquisições em 2026.
"Somos muito mais do que um broker", disse o CEO do grupo MDS referindo-se ao facto de ser um grupo com empresas diversificadas. Desde 2022 quando foram comprados pelo gigante Ardonagh, já fizeram 41 aquisições, para o qual investiram 400 milhões de euros. Mas prometem não ficar por aí. Têm 100 milhões para aquisições em 2026.
As mudanças que existiram nas lideranças da Renault e da Nissan terão contruído para o reatar de negociações para uma possível aliança entre as duas marcas automóveis.
A quarta edição do evento organizado pelo Jornal Económico e pelo novobanco decorre no dia 17 de novembro, às 10:30, na Escola 42 Lisboa, com o tema “Reprogramar a Economia: Inovação, Inclusão e Impacto”.