Capa
Nº 436 | 11 Setembro 2025

Notícias
Política
Economia & Política
Mundo
Imobiliário
Saúde
Empresas & Mercados

Von der Leyen fala à Rocky: Europa está encurralada num canto do ringue e "tem de lutar"

“A minha candidatura coloca no centro o cuidado. Quero cuidar da democracia, cuidar dos bens comuns, cuidar da paz. Cuidar da igualdade e da liberdade. Juntar forças para devolver a confiança da democracia”, lê-se numa declaração da candidatura enviada à Lusa.

Maria do Rosário Palma Ramalho disse que a reunião com os parceiros sociais para debater a revisão da lei laboral foi "construtiva". Manteve reserva sobre o conteúdo das normas discutidas, mas prometeu uma nova versão do documento em relação às regras da amamentação e ao luto gestacional.

A CPPME defende redução da taxa normal de 23% para 21%, da intermédia de 13% para 11%, e da reduzida de 6% para 4%. Presidente da confederação diz ao JE que se o Governo não avançar com alterações ao IVA as empresas "vão continuar" a atravessar dificuldades.

Depois de Pequim e Macau, Montenegro aterra hoje em Tóquio. O principal objetivo da viagem é divulgar Portugal em áreas onde os japoneses têm interesse em investir, como as energias renováveis, biocombustíveis ou economia azul.

BCE deve manter taxas inalteradas, apesar de a segunda maior economia do euro estar sob pressão. Frankfurt vai atuar no mercado da dívida para ajudar a Gália? Para já, deverá evitar atuar, mas se pressão subir nos mercados poderá ter de agir.

Porta-voz da Casa Branca disse que os EUA não terão medo de usar 'poder económico e militar' para proteger liberdade de imprensa no Brasil. Declaração surge no contexto da condenação de Jair Bolsonaro mas especialistas arrasam estratégia comunicacional norte-americana.

Depois de ter abatido drones russos no seu espaço aéreo, o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, afirmou que “não tenho razões para afirmar que estamos à beira da guerra, mas uma linha foi ultrapassada e é incomparavelmente mais perigosa do que antes”.

Trinta mil manifestantes foram para as ruas gaulesas protestar contra as medidas de austeridade e instabilidade política. Sétimo primeiro-ministro de Macron foi recebido com protestos no seu primeiro dia no cargo.

"Saio com orgulho pelo que construímos em conjunto", revela o histórico CEO da Vanguard. "Após um merecido período de descanso, continuarei a dedicar-me à criação de projetos inovadores, explorando novos formatos e conceitos que respondam aos desafios do futuro — nomeadamente, a escassez de oferta habitacional", diz José Cardoso Botelho

Direção executiva do SNS defende que a única solução para o problema de falta de obstetras no país é avançar para urgências regionais, pontos únicos de atendimento em cada região. Álvaro Almeida defende que houve este verão menos 35 % de encerramentos de urgências de obstetrícia no país.

A mudança anunciada esta quarta-feira tem efeitos a partir da próxima segunda-feira e o PSI passa assim a ter 16 cotadas.