A visita de Luís Montenegro ao Japão, que se inicia hoje em Tóquio com uma reunião com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba, tem como objetivo captar investimento para Portugal, mas também tornar este país asiático uma base não só de exportação portuguesa, mas também da internacionalização das empresas nacionais - há mil empresas que exportam diretamente bens para o mercado nipónico - enquanto o tecido empresarial japonês conta com pouco mais de 100 empresas em Portugal, nas áreas da agricultura, indústria, energia, tecnologia e ciência. Em 2024, o Japão foi o 31.º cliente de bens de Portugal e o 30.º fornecedor. A balança comercial é deficitária para Portugal em 210 milhões de euros e as trocas de bens assentam em mais de 97% em produtos industriais transformados (automóveis e metais comuns).
Montenegro vai ao Japão captar investimento
Depois de Pequim e Macau, Montenegro aterra hoje em Tóquio. O principal objetivo da viagem é divulgar Portugal em áreas onde os japoneses têm interesse em investir, como as energias renováveis, biocombustíveis ou economia azul.
