Capa
Nº 402 | 16 Julho 2025

Notícias
Economia
Política
Multimédia
Mundo
Empresas
Conferência

Esta leitura vinha ganhando importância para investidores e analistas face à incerteza criada pelos avanços e recuos nos anúncios tarifários da administração Trump e os efeitos na economia real parecem já se estar a materializar.

A UE planeia um novo imposto sobre grandes empresas com volume de negócios superior a 50 milhões de euros para impulsionar o orçamento. A proposta da nova taxa deverá ser formalmente apresentada nesta quarta-feira, juntamente com o plano de despesas do próximo orçamento plurianual da UE, necessitando de aprovação unânime por parte dos 27 Estados-membros para entrar em vigor.

Se "tudo correr bem" no Parlamento, o corte de 500 milhões de euros no IRS para este ano será viabilizado na votação final no plenário desta quarta-feira, o último antes das férias parlamentares, e deverá ser sentido pelos contribuintes em agosto ou setembro. O alívio fiscal vai chegar a quase três milhões de famílias, defende o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.

Depois de ter superado os 100 milhões exportados para os EUA em 2023 e 2024, o sector dos vinhos duvida agora que esse número volte a ser atingido este ano, com as tarifas a agravarem o risco de uma vindima “ainda mais dramática do que no ano passado”, diz o presidente da ANCEVE.

Europa prefere continuar a negociar, mas já tem nas suas mãos a lista para responder às tarifas de Trump.

A Comissão apresenta esta quarta-feira a sua proposta para o orçamento de longo prazo, sendo expectável a discórdia entre Estados-membros e instituições sobre a proposta fusão da CAP e coesão, o aumento de verbas próprias ou o reforço da defesa.

Presidente da Câmara de Lisboa contará com o apoio da Iniciativa Liberal para reconquistar a autarquia. Acordo será formalizado na próxima semana e os seus detalhes serão conhecidos nos próximos dias.

Os intermediários de crédito têm um peso cada vez maior no mercado, sendo o canal por onde passam 70% dos créditos á habitação em Portugal. E continua a crescer. Em 5 Minutos, ao JE e à TSF, Marta Almeida, coordenadora da DS Intermediários de Crédito, diz que o negócio assume hoje um papel absolutamente central no acesso ao crédito em Portugal, que está em expansão, porque não é só habitação, mas todo o crédito. “Somos um parceiro que acrescenta valor”, garante.

A serem impostas, as ameaças englobam também os países que comprarem petróleo russo. O presidente norte-americano anunciou também tarifas de até 100% sobre as importações da Rússia. Está tudo suspenso por um período de 50 dias, durante os quais Trump quer a paz na Ucrânia.

Um dia depois de Donald Trump ter ameaçado a Rússia com tarifas de 100% e sanções adicionais, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo encontrou-se com o presidente chinês para aprofundar uma parceria de largo espectro. A China está numa frenética atividade diplomática.

"A complexidade para entender a fiscalidade é tão grande que os empresários desistem, delegando totalmente no contabilista", diz Rita Maria Nunes. A líder da The Alternative Board em Portugal apoia PMEs para que estas possam operar de forma mais eficiente e escalar os negócios.

A sessão inaugural do novo Centro é esta quarta-feira, 16 de julho, dedicada à Via de Cintura Interna do Porto (VCI), tendo como ponto de partida uma proposta desenvolvida pela Faculdade de Ciências do Porto.

Participam Gonçalo Castro Pereira, vice-presidente da GamaLife; Carla Castro, economista e diretora de E-commerce, Verticais e Parcerias na Unicre; Miriam Nicolau da Costa, presidente da Associação FIF Portugal – Forum Insurtech Fintech; e Nuno Corado, diretor do Departamento de Desenvolvimento e Marketing do Novobanco.