Capa
Nº 371 | 20 Maio 2025

Notícias
Economia
Política
Multimédia
Mundo
Empresas

"A previsão é de que o crescimento diminua de 1,9% em 2024 para 1,8% em 2025, à medida que a forte procura interna é compensada por contratempos na procura externa", indica Bruxelas, acrescentando que em 2026 "a expectativa é de que o crescimento melhore para 2,2%."

O consumo das famílias continua a desiludir, enquanto o mercado imobiliário mantém os problemas que têm ameaçado contagiar a outros segmentos da segunda maior economia do mundo - mas os analistas não antecipam estímulos mais musculados por enquanto.

"A incerteza política prolongada pode enfraquecer a atividade económica se atrasar projetos de investimento público e privados e a implementação do PRR", alertam as agências de rating.

Marcelo vetou a criação de uma entidade para gerir os recursos humanos no Estado mas a AD já avisou que vai voltar à carga. Daniela Branco, consultora nesta área, considera ao JE que o Governo vai "repetir problemas mas com uma nova sigla".

Os Açores já têm 30% do seu mar protegido, antecipando a meta das instâncias europeias que prevê essa percentagem até 2030. Em declarações ao Jornal Económico, o coordenador do Blue Azores explica os próximos passos que o arquipélago deve seguir para concluir, em termos legislativos, a implementação da rede de Áreas Marinhas Protegidas.

Presidente da República recebe, esta terça-feira em Belém, os três partidos mais votados, nas eleições de domingo, para começar a desenhar as condições de estabilidade que o país precisa. Com Pedro Nuno a sair de cena, Marcelo quer saber com que PS poderá contar, mas "à primeira vista" está confiante que os partidos colaborem numa solução de governabilidade. Constitucionalistas sublinham ao Jornal Económico alteração do sistema partidário e o facto "inédito" de a direita poder vir a ser "dona" da Constituição.

Vítor Ramalho avisa que o mundo mudou para o PS, com a AD a conquistar mais deputados que toda a esquerda junta e com a direita a garantir mais de dois terços do Parlamento. O PS vai ter de perceber o que correu mal e de se reinventar, ao centro e pronto para dialogar com todos os partidos. “Sem exceção”, sublinha o dirigente histórico do PS e ex-governante no 5 Minutos de hoje. E avisa que os socialistas têm de estar preparados para não regressar ao poder tão cedo.

As contas são do primeiro-ministro Keir Starmer e resultam da prevista redução da burocracia e dos preços dos produtos alimentares – em troca do acesso alargado da União às águas de pesca britânicas. Mas o acordo é bem mais abrangente.

A maioria destes alojamentos operava sem licença ou não especificou se o proprietário era particular ou uma empresa, detalhou o governo espanhol, que continua assim a sua política para com o sector.

Trump ligou uma vez a Vladimir Putin e duas vezes a Volodymyr Zelensky. A imprensa ucraniana diz que a segunda chamada foi presenciada por pela a primeira-ministra italiana, o presidente francês, o presidente finlandês, o chanceler alemão, a presidente da Comissão Europeia e o presidente do Conselho Europeu.

O empresário italiano, Giovanni Ferrero, é responsável pela empresa de chocolates Ferrero, uma das maiores empresas de doces do mundo, que conta com mais de 35 marcas, como a Kinder, Nutella e Ferrero Rocher. A fortuna do empresário ronda os 34,2 mil milhões de euros.

O montante do investimento foi noticiado hoje na imprensa francesa e anunciado na cimeira Choose France.