Capa
Nº 348 | 31 Março 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Economia
Política
Mercados
Mundo
Empresas
Atualidade

Fundo Ambiental conta com mais de 15 milhões para apoiar a compra de veículos elétricos por famílias e empresas, um valor recorde. Desde 2017 que já foram atribuídos 60 milhões de euros para apoiar a compra de veículos de emissões nulas, como carro elétrico, mas também bicicletas ou motociclos.

A Liga Portugal quer rever impostos como o IVA, IRS e IRC, custos de contexto que no seu entender "prejudicam a competitividade". Desde 2019, a contribuição fiscal do futebol cresceu 81 milhões, sendo que o maior salto (40 milhões) aconteceu na temporada anterior.

Nas audições com o Representante da República, de sexta-feira o líder do PSD Madeira, Miguel Albuquerque, assegurou a Ireneu Barreto que os sociais-democratas madeirenses estão "prontos e aptos a formar um governo estável" para a Região.

Donald Trump fez saber que os EUA vão aplicar tarifas de 25% no setor automóvel já a partir de quinta-feira. Em consequência, as fabricantes que mais dependem de importações para território norte-americano registaram algumas das maiores desvalorizações nas últimas sessões da semana passada.

Os Estados Unidos introduzirão restrições contra o petróleo russo se a Rússia não aceitar o acordo para resolver o conflito ucraniano, disse Donald Trump – que admite falar com o seu homólogo russo brevemente.

Tailândia, Indonésia e Vietname serão as próximas superpotências na produção destes veículos.

Só numa das instâncias que compõe o Tribunal de Justiça da União Europeia deram entrada, no ano passado, 920 novos casos, o valor mais elevado dos últimos cinco anos. Em causa estão, por exemplo, processos relativos à proteção dos consumidores e do ambiente, concorrência, aos auxílios de Estado, mas também relacionados com as medidas restritivas adotadas no contexto da guerra na Ucrânia. Portugal contribuiu com 15 pedidos de decisão prejudicial.

O confronto é entre a atual bastonária, Fernanda Almeida Pinheiro, que se candidata a um segundo mandato, e João Massano, atual presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados.