Capa
Nº 24 | 03 Agosto 2023
Notícias
Economia & Política
Mundo
Empresas
Imobiliário
Em 2030, e em cidades como Lisboa e Porto, uma em cada dez pessoas terá que se deslocar de bicicleta. O Governo definiu esta meta no papel mas na prática, a corrente saltou da roda pedaleira e a estratégia definida está longe de correr sobre rodas. "É urgente que haja liderança política e recursos", alerta a presidente da MUBi ao JE.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, diz o adágio, e mantém-se atual. As macro e microtendências no turismo mundial refletem isso mesmo. E se umas apontam a mais longo prazo e resultam da “ressaca pandémica”, outras já estavam em curso e são agora mais expressivas.
A inflação continua elevada no Reino Unido, que tem mesmo o indicador de preços mais alto nos G7, mas a tão temida recessão tem sido evitada até agora, dando margem de manobra ao banco central para colocar os juros em máximos de 15 anos.
A Comissão de Liquidação do Banif diz que "jamais recebeu os contratos de venda de carteiras com a listagem dos créditos transmitidos, quer pelo Santander Totta, quer pela Oitante, razão pela qua não tem condições para impulsionar os incidentes de habilitação nos processos [judiciais]".
No relatório que acompanha os resultados, a Corticeira Amorim refere “investimentos que serão feitos nas herdades de Rio Frio e Baliza em 2023, especificamente em novas plantações e no aumento da densidade de árvores em algumas áreas”.
Sem querer "lançar bombas" que deixem o mercado "assustado", Tiago Ferreira, Head of Operations Real Estate Portugal do Imovirtual & OLX, aborda em entrevista ao Jornal Económico (JE), o comportamento do mercado no primeiro semestre de 2023, bem como as perspetivas possíveis que este poderá trazer até ao final do ano.