Capa
Nº 125 | 12 Fevereiro 2024
Notícias
Economia & Política
Empresas
Mercados & Finanças
Imobiliário
Um dos membros fundadores do Chega Madeira, Gregório Teixeira, alega que as listas do partido às eleições regionais, que se realizaram em setembro do ano passado, são "ilegais". Partido pode ser forçado a apresentar uma nova lista de deputados à Assembleia Regional.
Impostos e Saúde. Duas áreas que mais afastam a Aliança Democrática e o Partido Socialista. Com os programas eleitorais de ambas as forças já apresentados, saltam à vista as diferenças de abordagem nos impostos aplicados às empresas (IRC) e na Saúde.
O secretário-geral do PS colocou a tónica na defesa do SNS, em medidas para acesso à habitação e mudanças na fiscalidade, não esquecendo as críticas à direita que acredita que a baixa do IRC será "solução mágica para a economia".
A empresa de Transporte e Logística portuguesa regressa, pela porta grande, a um mercado de onde saiu em 2008. A ideia é crescer e dar opções aos clientes que querem fazer crescer as exportações para o país vizinho. Uma entrevista do JE a Joaquim Vale, administrador da Santos e Vale, para ler e ver na íntegra em vídeo.
A biodiversidade está na lista das 12 tendências para 2024 do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável. Na conferência anual do BCSD Portugal, especialistas comungam da perspetiva que é preciso ir além do carbono e começar a integrar efetivamente a biodiversidade nas estratégias de negócio das empresas.
A descida da inflação em ambos os blocos económicos levou investidores e analistas a projetarem cortes nos juros já no arranque de 2024, mas a comunicação dos banqueiros centrais resfriou essa visão. Mário Centeno tem sido dos maiores defensores de descidas graduais e a arrancar mais cedo.
Face ao mês anterior verificou-se uma descida de 0,7 pontos percentuais, enquanto os preços dos materiais apresentaram uma variação negativa de -2,2% (-1,7% no mês anterior).