Skip to main content
Capa
Nº 387 | 19 Julho 2024
Edição nº 387
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
“Temos  de pensar  no solo enquanto «arma»  para a paz”
“Temos de pensar no solo enquanto «arma» para a paz”
Será banal invocar aqui que o inferno está cheio de boas intenções, mas não é uma frase vã quando se quer demonstrar o contrário. Rattan Lal, professor de Ciência dos Solos, cuja carreira de investigação tem girado em torno da agricultura sustentável e da resiliência climática, advoga que “o solo é o único ‘sistema’ em todo o universo capaz de transformar a morte em vida – se for bem gerido”, afiança ao JE.
Tema
Sementes de violência
Sementes de violência
O atentado de que Donald Trump, candidato republicano às presidenciais norte-americanas, foi alvo veio recordar o que estava aparentemente esquecido, convenientemente atirado para os fundilhos dos livros de história ou era simplesmente desconhecido: os Estados Unidos são um país profundamente violento. A incrível disseminação de armas pessoais, o histórico de mortes e atentados com motivações políticas e a agressividade confessada da agenda externa do país, não dão margem para que disso se duvide.
Pessoas
Quem disse que um livro acaba na última página?
Quem disse que um livro acaba na última página?
No jornalismo, Ana Pimentel dedicou-se com garra a escrever sobre startups e empreendedorismo. Hoje, veste a pele de empreendedora enquanto editora de um novo projeto literário, o À/Parte, em parceria com Sara do Ó. A ideia é mexer com a vida das pessoas, trazer mais gente para a leitura e provocar experiências fora do livro.
Livros
Caminhar, mesmo que não  se chegue a lado nenhum
Caminhar, mesmo que não se chegue a lado nenhum
O subtítulo deste livro – “Flâneurs, Passeantes, Walkmans, Vagabundos, Peregrinos” – dá-nos algumas pistas preciosas sobre uma arte em vias de extinção, caminhar. E, por inerência, contemplar.
5 Sentidos
Ver umas ‘curtas’  por dia, não  sabe o bem  que lhe fazia
Ver umas ‘curtas’ por dia, não sabe o bem que lhe fazia
A 32ª edição do Curtas Vila do Conde - International Film Festival volta a pôr a curta-metragem no mapa. Curtas em tempo, mas com muito suco, polpa.
Nova carta da Mercantina chama os sabores do verão
Nova carta da Mercantina chama os sabores do verão
Estar numa casa tipicamente italiana, a beber um limoncello ou um Aperol Spritz como entrada para abrir o apetite, antes de começar a desfrutar das verdadeiras delícias, é uma... delícia.
Dão Invicto vai ao Bolhão  mostrar como se fazem vinhos
Dão Invicto vai ao Bolhão mostrar como se fazem vinhos
O Mercado do Bolhão, no Porto, recebe mais de 20 produtores de vinho da região do Dão, que vão dar a provar o melhor que se faz nesta zona vinícola. O encontro, que inclui provas comentadas, está marcado para esta sexta-feira e sábado, 19 e 20 de julho, entre as 15 horas e as 20 horas.
Ensaio
O poder da força ou a força do poder?
O poder da força ou a força do poder?
Até que ponto poder e uso da força estão interconectados? Geralmente, não se começa um artigo com uma questão, mas tratando-se de uma reflexão em tempos de violência política periódica, vale a pena começar por esta interrogação.