Capa
Nº 387 | 19 Julho 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Tema
Pessoas
Livros
5 Sentidos
Ensaio
Será banal invocar aqui que o inferno está cheio de boas intenções, mas não é uma frase vã quando se quer demonstrar o contrário. Rattan Lal, professor de Ciência dos Solos, cuja carreira de investigação tem girado em torno da agricultura sustentável e da resiliência climática, advoga que “o solo é o único ‘sistema’ em todo o universo capaz de transformar a morte em vida – se for bem gerido”, afiança ao JE.
O atentado de que Donald Trump, candidato republicano às presidenciais norte-americanas, foi alvo veio recordar o que estava aparentemente esquecido, convenientemente atirado para os fundilhos dos livros de história ou era simplesmente desconhecido: os Estados Unidos são um país profundamente violento. A incrível disseminação de armas pessoais, o histórico de mortes e atentados com motivações políticas e a agressividade confessada da agenda externa do país, não dão margem para que disso se duvide.
No jornalismo, Ana Pimentel dedicou-se com garra a escrever sobre startups e empreendedorismo. Hoje, veste a pele de empreendedora enquanto editora de um novo projeto literário, o À/Parte, em parceria com Sara do Ó. A ideia é mexer com a vida das pessoas, trazer mais gente para a leitura e provocar experiências fora do livro.
O subtítulo deste livro – “Flâneurs, Passeantes, Walkmans, Vagabundos, Peregrinos” – dá-nos algumas pistas preciosas sobre uma arte em vias de extinção, caminhar. E, por inerência, contemplar.
A 32ª edição do Curtas Vila do Conde - International Film Festival volta a pôr a curta-metragem no mapa. Curtas em tempo, mas com muito suco, polpa.
Estar numa casa tipicamente italiana, a beber um limoncello ou um Aperol Spritz como entrada para abrir o apetite, antes de começar a desfrutar das verdadeiras delícias, é uma... delícia.
O Mercado do Bolhão, no Porto, recebe mais de 20 produtores de vinho da região do Dão, que vão dar a provar o melhor que se faz nesta zona vinícola. O encontro, que inclui provas comentadas, está marcado para esta sexta-feira e sábado, 19 e 20 de julho, entre as 15 horas e as 20 horas.
Até que ponto poder e uso da força estão interconectados? Geralmente, não se começa um artigo com uma questão, mas tratando-se de uma reflexão em tempos de violência política periódica, vale a pena começar por esta interrogação.