Skip to main content
Capa
Nº 285 | 05 Agosto 2022
Edição nº 285
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Entrevista
A inovação  traz a pedra portuguesa para  o século XXI
A inovação traz a pedra portuguesa para o século XXI
36 autores de 15 países receberam uma pequena caixa com amostras de pedra portuguesa e um convite. Seis anos volvidos, tratam as pedras pelo nome. Descobriram e acrescentaram valor, artístico e económico, à pedra portuguesa, na sequência de um desafio lançado pela indústria, convocando o poder transformador das artes plásticas, da arquitetura e do design para esculpir o futuro deste ‘cluster’. “É um grande orgulho ver todos estes diálogos entre passado, presente e futuro”, diz Guta Moura Guedes, diretora artística da Primeira Pedra.
5 Sentidos
Como vão ser as férias dos deputados
Como vão ser as férias dos deputados
Os deputados estão de férias desde o início deste mês, mas terão menos tempo para descansar do que o habitual.
Viagem a um Portugal quase desconhecido
Viagem a um Portugal quase desconhecido
Entre 1940 e 1941 a Europa arde por entre as chamas da Segunda Guerra Mundial.
Uma peregrinação pela essência da vida
Uma peregrinação pela essência da vida
“O Leopardo-das-Neves” é o relato extraordinário de uma viagem física e espiritual que se converteu numa verdadeira peregrinação pela essência da vida, e um dos melhores livros que conjugam viagens e escrita da natureza, sendo mesmo considerado um clássico do género (facto a que não será alheio o seu profundo misticismo).
Dona Maria, a dominar  a vista do casario portuense
Dona Maria, a dominar a vista do casario portuense
Uma das particularidades interessantes do Dona Maria, restaurante associado ao hotel portuense The Lodge, é que toda a génese da cozinha que serviu de inspiração ao conceito e, inclusive, do próprio nome do restaurante, foi feita através do famoso livro de cozinha da infanta Dona Maria, conhecido por ser o mais antigo manuscrito de cozinha em português.
Três Bagos, dois vinhos
Três Bagos, dois vinhos
A produtora duriense Lavradores de Feitoria colocou no mercado mais dois vinhos da referência Três Bagos, dois brancos da colheita de 2021, um blend de castas autótones da região e um Sauvignon Blanc, que prometem emparelhar bem com este verão.
Ensaio
A ortodoxia do cancelamento na era  digital
A ortodoxia do cancelamento na era digital
A interacção digital que predomina na nossa sociedade impõe desafios à capacidade adaptativa humana que vão muito além daquilo que o nosso entendimento prevê.
Atualidade
Liz Truss não quer ser um remake de Theresa May, mas pode bem vir a ser
Liz Truss não quer ser um remake de Theresa May, mas pode bem vir a ser
Outra vez: em princípio, uma nova primeira-ministra substituirá um primeiro-ministro caído em desgraça, tudo isto Reino Unido, tudo isto tendo como protagonistas personagens do Partido Conservador.
O que é que Angola tem?
O que é que Angola tem?
Furtando o verso à “baiana”, este imenso país tem paisagens estonteantes que nos levam do Atlântico ao deserto, da savana à poesia esculpida em pedra. Tem línguas mil e um grande ‘muxima’, o mesmo é dizer, um coração grande.