Skip to main content
Capa
Nº 215 | 26 Março 2021
Edição nº 215
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
Montblanc 1858 Cronógrafo  Split Second Edição Limitada 18: Herança histórica
Montblanc 1858 Cronógrafo Split Second Edição Limitada 18: Herança histórica
Foi uma caneta que criou um império de luxo à volta de um nome simbólico: Montblanc. Hoje esse universo é também constituído por artigos de couro, jóias, perfumes e, claro, relógios.
Quinta da Pacheca: Um Touriga Francesa com longo futuro
Quinta da Pacheca: Um Touriga Francesa com longo futuro
A última novidade da Quinta da Pacheca no mercado nacional, um Touriga Francesa a 100%, insere-se neste espírito. Trata-se do Pacheca Grande Reserva Touriga Francesa 2018, dominado por três pontos de referência: a fruta preta do néctar, o granito do lagar onde decorreu a fermentação e a madeira de carvalho francês em que estagiou.
Viajantes nos Açores. O arquipélago  visto por gentes de latitudes várias
Viajantes nos Açores. O arquipélago visto por gentes de latitudes várias
“pescadores da costa, ou agricultores de espírito aventureiro, muitas vezes emigrantes que regressam ao país de origem com a alma fortificada pelas tempestades de outros mares”
O Solar dos Presuntos é a nossa casa
O Solar dos Presuntos é a nossa casa
Como tantos outros restaurantes, pressionados pela pandemia, pelos confinamentos sucessivos e pelas restrições impostas pelo repetitivos estados de emergência, o icónico Solar dos Presuntos, nascido em 1974, teve de se reinventar para sobreviver à crise.
Snyder Cut: Longa vida aos heróis da DC
Snyder Cut: Longa vida aos heróis da DC
Contam-se 232 minutos de filme, o que equivale a perto de quatro horas, contra os 120 minutos que o filme que muitos consideram como o original lançado nos cinemas em 2017.
Kazuo Ishiguro: Sol artificial
Kazuo Ishiguro: Sol artificial
As sociedades acreditaram, como uma fé, que a tecnologia nos ofereceria o paraíso no topo de uma bandeja de ouro.
Lexus NX 300h: Tem estilo  e muita conetividade
Lexus NX 300h: Tem estilo e muita conetividade
É refinado e tem estilo, mas não impressiona pela aceleração. O objetivo do Lexus NX 300h é ocupar o espaço de um SUV com distinção, ser económico e conseguir atingir o estatuto de automóvel principal da família
Adega do Montado: Sonho de Carlos e Cecília cresce em Serpa
Adega do Montado: Sonho de Carlos e Cecília cresce em Serpa
Em Brinches, município de Serpa, no Alentejo, que em grande parte da sua vida apenas atravessava sem curiosidade, o Carlos (Santos), estomatologista, nascido em Angola, encontrou o cenário ideal para dar vida a um sonho da adolescência vivida numa aldeia entre Coimbra e Tomar: fazer vinho, tal qual o via fazer ao avô.
Ensaio
Desigualdade  de género condiciona  crescimento económico
Desigualdade de género condiciona crescimento económico
Acelerar o caminho para a equidade de género é uma variável de sustentabilidade que além de socialmente responsável e justa, é criadora de impacte económico relevante. Para as empresas e, sobretudo, para as economias.
Atualidade
Elon Musk: Dono da Tesla  e do SpaceX assumiu o lugar de rei da tecnologia. Longa vida ao seu reinado
Elon Musk: Dono da Tesla e do SpaceX assumiu o lugar de rei da tecnologia. Longa vida ao seu reinado
Um dos mais reputados empreendedores dos Estados Unidos é também um dos mais desconsertantes. É a sua imagem de marca, que construiu à custa de muitos milhões de dólares, milhares de ‘tweets’, algumas grandes ideias e uma mão-cheia de obras em favor de quem delas precisa.
Transparência.pt: Atenção à corrupção política  e à lavagem de dinheiro
Transparência.pt: Atenção à corrupção política e à lavagem de dinheiro
A secção portuguesa da Transparência e Integridade afirma que a ENCC “omite escândalos e crimes políticos e financeiros, má e danosa gestão pública, falta de transparência dos processos de decisão política e administrativa”.
Combate à Corrupção vai ter ‘Estratégia Nacional’: Um Estado capturado  por partidos e ‘interesses’
Combate à Corrupção vai ter ‘Estratégia Nacional’: Um Estado capturado por partidos e ‘interesses’
Os custos da corrupção para Portugal, segundo os últimos dados conhecidos, chegavam aos 18,2 mil milhões de euros por ano, o que corresponde a cerca de 7,9% do PIB. Este montante perdido supera o orçamento anual para a Saúde. Caso fosse redistribuído por toda a população portuguesa, daria 1.763 euros por ano a cada cidadão.