Capa
Nº 93 | 13 Dezembro 2023
Notícias
Economia & Política
Mundo
Mercados & Finanças
Após alertas para a falta de profissionais do sector, o secretário de Estado da Justiça revelou ao JE que Serviços do Registo serão reforçados com a entrada de mais 470 novos trabalhadores até 2024, com o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) a terminar o próximo ano com mais de cinco mil trabalhadores. Pedro Ferrão Tavares dá ainda conta de investimentos na melhoria do equipamento de trabalho com um envelope do PRR para a transformação digital com 95% do valor previsto a estar já a ser executado.
Elogiando o trajeto percorrido desde o ajustamento da troika até aos dias de hoje, o CFP alerta para os riscos colocados pela demografia em queda e baixa produtividade e aponta a um rácio de dívida ainda acima dos 60% em 2037.
O índice de confiança dos investidores melhorou assinalavelmente em dezembro, contrariando a expectativa do mercado e sinalizando que a recuperação deve estar perto. Em sentido inverso, a perceção das atuais condições permanece profundamente negativa para ambas as economias.
Fonte da autarquia indica ao JE que até à véspera do fim deste prazo foram entregues 11.890 comprovativos de atividade de Alojamento Local. Um valor que representa metade das 24.080 unidades existentes em Lisboa entre novembro de 2019 e novembro de 2022, segundo os dados do Relatório de Caracterização e Monitorização do Alojamento Local de Lisboa.
O Estado hebraico acusa as Nações Unidas de ser responsável pela falta de alimentos e produtos de primeira necessidade que se faz sentir na Faixa de Gaza. Entretanto, há cada vez mais mortos palestinianos na Cisjordânia.
A maior gestora de ativos do mundo rejeita cortes no primeiro trimestre. A acontecer, só mais tarde em 2024, e a um ritmo mais lento do que o descontado pelos mercados.