Capa
Nº 501 | 08 Janeiro 2026
Notícias
Economia & Política
Empresas
Mercados & Finanças
A taxa de desemprego está em mínimos de 23 anos, ao passo q o emprego atingiu o valor mais elevado desde que o INE começou a série desde indicador, em 1998, e a subutilização do trabalho tocou mínimos de 2011. A nota menos positiva vai para os jovens, cujo desemprego subiu e está acima de 19%.
Maior e melhor com novos instrumentos: ao JE, o presidente do Banco de Fomento, Gonçalo Regalado, estabelece os objetivos para este ano. Conheça as previsões deste e de outros protagonistas para o que irá marcar 2026.
Calcula-se que existam 1,2 milhões de portugueses e luso-descendentes na Venezuela com 80% a terem origem na Região Autónoma da Madeira. As líderes da Associação da Comunidade de Imigrantes Venezuelanos na Madeira (Venecom) e da Associação Comando com Venezuela, Ana Cristina Monteiro e Lídia Albornoz, referem que a comunidade mostra preocupação depois dos Estados Unidos terem capturado o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Depois de lançar uma nova unidade, o Drop, a startup portuguesa especializada em transporte e logística urbana prepara-se para fechar o ano com um aumento da faturação acima de 20%, chegando aos 10 milhões de euros de faturação.
Em Portugal, estudos mostram que os tutores acordam mais cedo para passeios, ajustam horários de trabalho ou reorganizam as atividades familiares em função das necessidades dos animais. E essa ligação afetiva está a transformar comportamentos, hábitos, investimentos e até setores da economia.
“As despesas de capital (capex) em IA representou recentemente 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB), em comparação com picos que atingiram 1,5% do PIB ou mais durante outros booms tecnológicos dos últimos 150 anos. O investimento em IA em hiperescaladoras necessitaria de atingir os 594,9 mil milhões de euros em 2026 para se equiparar ao pico de gastos durante o ciclo de investimentos em telecomunicações do final da década de 1990”, considera a Goldman Sachs.
A Fed reúne-se a 28 de janeiro naquela que será a antepenúltima reunião de Jerome Powell como líder da Reserva Federal norte-americana. O FedWatch, do CME Group, atribui uma maior probabilidade a que as taxas de juro se mantenham inalteradas nas reuniões de janeiro [interrompendo ciclo de descidas iniciado em setembro de 2025] e março e que em abril exista uma descida.