Skip to main content

Mercado dá 83% de possibilidade da Fed manter as taxas de juro em janeiro

A Fed reúne-se a 28 de janeiro naquela que será a antepenúltima reunião de Jerome Powell como líder da Reserva Federal norte-americana. O FedWatch, do CME Group, atribui uma maior probabilidade a que as taxas de juro se mantenham inalteradas nas reuniões de janeiro [interrompendo ciclo de descidas iniciado em setembro de 2025] e março e que em abril exista uma descida.

Pode estar para breve a interrupção da baixa de juros que a Reserva Federal norte-americano (Fed) iniciou em setembro. Recorde-se que nas últimas três reuniões [setembro, outubro e dezembro de 2025] as taxas foram baixadas em 0,25 pontos percentuais.

O FedWatch, do CME Group, dá 83,9% de possibilidade de a Fed manter as taxas na reunião marcada para 28 de janeiro, no intervalo entre os 3,50% e os 3,75%. Contudo é atribuída uma chance de 16,1% de baixa das taxas de juro para o intervalo entre os 3,25 e os 350%. Na subida dos jutos é atribuída uma chance de 0%.

Desde 30 de dezembro que o FedWatch tem atribuído uma chance de 83% de se manterem as taxas de juro no nível atual na reunião de janeiro. Contudo este valor é bem mais elevado face aos 65,4% registados a 5 de dezembro.

Já a chance de existir uma baixa nos juros tem-se desvanecido com o passar do tempo. A 5 de dezembro o FedWatch considerava existir 24,8% da Fed baixar os juros na reunião prevista para janeiro. O valor acabou por descer para os 16% desde 30 de dezembro de 2025.

A 5 de dezembro existia uma chance de 9,8% de a taxa de juros subir para o intervalo entre os 3,75% e os 4% contudo esse valor desceu para o 0% a partir de 30 de dezembro de 2025.

Mercado dividido entre manutenção e baixa de juros na reunião de março

Para a reunião da Fed, marcada para 18 de março, que será a penúltima de Jerome Powell enquanto líder da Reserva Federal norte-americana, existia um maior equilíbrio entre a manutenção e baixa das taxas de juro face ao nível atual. O FedWatch coloca uma chance de 51% de a Reserva Federal norte-americana manter as taxas e atribui 42,7% de existir uma baixa de juros para os 3,25% e os 3,50%, e ainda atribui uma chance de 6,3% de uma maior descida nas taxas de juro para o intervalo entre os 3% e os 3,25%.

Naquela que será a última reunião de Jerome Powell enquanto presidente da Fed, que está prevista para 29 de abril é atribuída uma maior chance de existir uma baixa das taxas de juro. Atualmente é atribuída uma probabilidade de 44,6% de se baixar os juros para o intervalo entre os 3,25% e os 3,50% e é dada uma chance de 39,4% de se manter as atuais taxas de juros.

Recorde-se que Jerome Powell acaba o seu mandato à frente da Reserva Federal norte-americana em maio.

O FedWatch é uma ferramenta que é utilizada para acompanhar as probabilidades de alterações nas taxas de juro, pela Fed, levando em linha de conta os preços futuros dos Fed Funds a 30 dias.