Capa
Nº 464 | 03 Novembro 2025
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Economia
Mercados
Mundo
Empresas
Imobiliário
A Comissão Europeia publicou o projeto de Plano Orçamental do governo francês, que apresenta um défice no próximo ano praticamente igual ao alemão: -4,7%. Só Espanha e Bélgica não remeteram ainda este documento a Bruxelas.
Apesar da Standard & Poor's e da Fitch terem baixado o rating de França, invocando motivos como a instabilidade política e a situação económica, por outro lado o mercado bolsista segue na direção contrária somando ganhos de quase 10% desde o início. Analistas explicam ao JE os motivos que justificam esta diferença de comportamentos.
Empresas que se mantiveram no mercado russo e não estão sob alçada de qualquer ilegalidade continuam a financiar a guerra de forma indireta, dizem os críticos, que exigem o fim do processo.
Construtores europeus avisam que paragem de produção paira sobre o setor. Maiores fábricas em Portugal não preveem paragens neste momento.
O investimento que vai posicionar Portugal no campeonato mundial da fibra ótica multinúcleo que o Jornal Económico deu a conhecer em primeira mão é inaugurado esta segunda-feira, 3. O Iscte revela que a agência estatal japonesa NICT é o primeiro gigante a formalizar protocolo, para a partir de 2026 fazer testes conjuntos na capital.
Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP diz ao JE que a eliminação de registos de alojamento local sem qualquer atividade vão abrir espaço para que novos negócios possam surgir. Presidente da ALEP assume que era importante "fazer esta limpeza", num setor que já representa 42% das dormidas turísticas no país.