Capa
Nº 454 | 14 Outubro 2025
Notícias
Educação
Economia
Política
Mundo
Empresas
O Executive MBA da Porto Business School faz a sua estreia no ranking do Financial Times Executive MBA 2025, divulgado esta segunda-feira, 13 de outubro e o MBA executivo do ISCTE Executive Education continua a escalar posições. Na lista dos 100 melhores EMBA do mundo, destaque ainda para aquele que chegou a ser a única presença portuguesa: o The Lisbon MBA Católica| Nova. Este ano ocupa a 61.ª posição.
O Prémio Nobel da Economia 2025 distingue Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt por terem explicado o crescimento económico impulsionado pela inovação. "Um ponto importante da investigação desses autores é que, para haver inovação, é necessário que as pessoas criem novas tecnologias e que saibam usar as inovações que surgem ao longo do tempo", explica André Silva, professor da Nova SBE, ao JE.
Este valor significa uma ligeira descida de 0,4 pontos percentuais face ao mês anterior, com os índices de emprego e remunerações a abrandarem 2,3%, e 7,8% (3,2% e 7,0%, no mês anterior, respetivamente).
O antigo ministro das Finanças diz estar apreensivo com a crescente erosão das contas do Estado, porque a situação económica em Portugal “não justifica” excedentes cada vez mais reduzidos. João Leão duvida que o Governo consiga deixar o saldo orçamental em terreno positivo.
O PSD dominou nos concelhos mais ricos e mais pobres do país. Já o PS domina nos concelhos com mais crime e mais imigrantes.
O PSD acaba por ser um dos vencedores da noite autárquicas. Os sociais-democratas conseguem mais presidências de Câmaras Municipais, maiorias absolutas, apesar de terem perdido duas capitais de distrito em Portugal Continental. O PS consegue ter nota positiva com mais capitais de distrito mas chumba com perda de presidências e maiorias. O PCP tem também nota negativa ao deixar de ter capitais de distrito e com perda de presidências e maiorias.
Tudo está a correr como o planeado, sem notícia de incidentes a estragar o ambiente de festa. Mas a ausência de Israel e do Hamas da cerimónia de assinatura do acordo, no Egipto, impede que todo o temor se disperse na alegria do momento.
“Se os Estados Unidos insistirem em seguir o caminho errado, a China tomará certamente medidas resolutas para proteger os seus direitos e interesses legítimos”, disse, no domingo, um porta-voz do Ministério do Comércio, citado pela agência de notícias estatal Xinhua. Estados Unidos ameaçou país asiático com tarifas de 100% devido as restrições à exportação de terras raras.
O primeiro-ministro que sucedeu a si próprio vai esta terça-feira apresentar um Orçamento que pode não ser mais pura perda de tempo: Sébastien Lecornu vai enfrentar uma moção de censura da extrema-direita, outra da extrema-esquerda e ainda uma terceira se as exigências dos socialistas não forem atendidas.
A EDP informou que “uma vez operacionais, os dois projetos híbridos irão contar com 1,5 milhões de painéis solares distribuídos por 1.600 hectares”.