Capa
Nº 420 | 18 Agosto 2025

Notícias
Economia
Política
Mercados
Empresas
Empresas & Mercados

O Eurostat divulga, esta segunda-feira, os números do comércio internacional de mercadorias em junho. A meio da semana, o gabinete europeu apresenta os números da inflação em julho.

O turismo dos Açores caminha para um ‘ano de ouro’ em 2025 com receitas no primeiro semestre a aumentarem 11 milhões de euros (mais 10,2%). Um crescimento impulsionado pelos clientes estrangeiros com destaque para EUA, Alemanha e Espanha.

A dívida externa do Estado hebraico está a aumentar. As exportações também, mas surgem no horizonte sinais preocupantes de que alguma coisa está a mudar. O governo de Benjamin Netanyahu também se viu obrigado a aumentar os impostos.

A criação desta “bolsa de advogados voluntários” surge numa altura em que Portugal enfrenta “uma das piores vagas de incêndios dos últimos anos”, já com uma vítima mortal confirmada e prejuízos materiais significativos, refere a Ordem dos Advogados em comunicado.

Para além de Zelensky a comitiva europeia, que vai a Washington, esta segunda-feira, para se encontrar com o Presidente norte-americano, Donald Trump, incluirá a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, a primeira-ministra de Itália, Giorgia Meloni, o Presidente da Finlândia, Alexander Stubb, o Presidente de França, Emmanuel Macron, e o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz.

Quanto ao comportamento dos mercados na semana passada o tom foi 'verde'. Na bolsa norte-americana o S&P 500 fechou a semana com ganhos de 0,9%, o Nasdaq valorizou 0,7%, e o Dow Jones teve um crescimento de 1,7%. Na Europa entre os principais índices bolsistas europeus o da Alemanha (DAX) subiu 0,6%, o CAC 40 (França) cresceu 2%, e o FTSE 100 (Reino Unido) subiu 0,4%. Quanto ao IBEX 35 (Espanha) valorizou 2,7%, enquanto que o AEX (Países Baixos) acumulou ganhos de 0,09%. Já o índice português PSI teve um avanço de 0,01%.

O PSI perdeu grandes cotadas e desde 2010 o seu peso no PIB caiu cerca de 9 pontos percentuais, o que demonstra a tendência decrescente da importância do mercado bolsista nacional na economia.

A Bolsa de Valores de Angola (BODIVA) tem como objetivo cotar pelo menos 10 empresas até 2028, incluindo as estatais Sonangol e Endiama, disse Cristina Dias Lourenço, presidente daquele organismo.

A Terradue está a revolucionar a resposta a desastres naturais com tecnologia espacial. Já apoiou 220 crises humanitárias ao redor do mundo.

O banco liderado por Miguel Maya já utilizou 93,65% desse programa de recompra de ações de 200 milhões de euros.