Capa
Nº 330 | 25 Fevereiro 2025

Notícias
Educação
Economia
Mercados
Mundo
Empresas
Conferência

A maior feira de emprego organizada por estudantes em Portugal celebra 25 anos e os resultados acumulados são a evidência de que a sua criação foi uma excelente ideia. Para continua

Em 2024, a Zona Franca tinha 2.817 entidades, face às 2.643 entidades do ano anterior, espalhadas pelo Registo Internacional de Navios (MAR), Zona Franca Industrial e Serviços Internacionais. Ainda no ano passado, o MAR ultrapassou as mil embarcações registadas, a Zona Franca Industrial também cresceu, enquanto que os Serviços Internacionais tiveram uma quebra face ao ano anterior.

As tarifas e as políticas do Banco Central Europeu e da Reserva Federal dos Estados Unidos são fatores que explicam a valorização do dólar face ao euro, como explicam os analistas consultados pelo Jornal Económico (JE). Um dos analistas salienta que já existem previsões de que o euro caia para os 0,95 dólares este ano. Este cenário favorece as exportações portuguesas e europeias mas por outro aumentar o custo de matérias-primas.

Após novo recorde de exportações da fileira da saúde portuguesa em 2024, quando bateram os 4 mil milhões de euros à boleia de uma forte dinâmica nos EUA, o diretor executivo do Health Cluster Portugal (HCP) alerta que barreiras à entrada só prejudicam as empresas - e, na questão da saúde, os EUA poderão sofrer o maior impacto.

O centro-direita alemão venceu as eleições e prometeu formar um governo com a maior brevidade possível. O futuro chanceler fez saber que planeia aumentar o investimento em Defesa e os mercados reagiram.

Os Estados Unidos ficaram fora da cerimónia que assinalou os três anos de guerra na Ucrânia, dando mostras do inesperado afastamento da Casa Branca. Novas sanções a Moscovo marcaram a data.

Genericamente, a perspetiva de mais uma grande coligação ao centro parece ser necessária e suficiente para contentar a frente económica interna, tendo em vista o início da recuperação dos maus indicadores atuais.

Do seu portefólio de investimentos faz parte a construtora portuguesa Mota-Engil, sendo este o seu principal património empresarial. Os irmãos também têm participações na Swipe News, dona do jornal ‘Eco’, da Caves da Cerca, sociedades agrícolas e no imobiliário.

Pedro Machado defende que é uma vantagem para todos os territórios do país haver turismo e contraria a ideia de que os imigrantes vêm ocupar o lugar dos portugueses.

A fábrica da CALB representa um investimento de dois mil milhões e vai ter capacidade para produzir 187 mil baterias para carros elétricos por ano para alimentar o mercado europeu. Empresa prevê impacto de 4% no PIB nacional.

O governo chinês adicionou a PVH à sua lista de "entidades não confiáveis", o que pode forçar a empresa a encerrar lojas e produção.

Por outro lado e para tornar o seu restaurante sustentável, o conceituado chef peruano reconheceu que era crucial estabelecer uma boa relação com as pessoas, especialmente com os agricultores. “Por isso começámos a trabalhar a terra em conjunto com os agricultores”, disse, sublinhando o papel da agricultura local na sustentabilidade do negócio.

Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal sublinha que no caso de Portugal a gastronomia é um "gancho para ser suficientemente atrativo e dar produtividade aos destinos turísticos".