Capa
Nº 254 | 07 Outubro 2024
Notícias
Economia & Política
Mundo
Empresas
Para além da novela – um termos recorrentemente usado no recato do momento anterior às repostas oficias – entre PSD e PS, as associações patronais querem a viabilização do Orçamento. Que, melhor ou pior, estabeleça estabilidade nas contas públicas e previsibilidade na gestão privada.
Do lado das empresas, o presidente da CIP diz-se "perplexo" com a "coreografia política" em torno do IRS Jovem e do IRC, enquanto o secretário-geral da CGTP fala numa "estratégia de afunilamento" da discussão orçamental que ignora temas importantes como a saúde, habitação e salários.
Crescimento anémico, défice em alta, juros 'amarrados' por uma inflação elevada e um mercado laboral rígido e um isolamento cada vez maior, até na vertente económica: o governo de Netanyahu tem levado a economia israelita a dificuldades crescentes e nova década perdida arrisca materializar-se.
Foi a 7 de outubro de 2023 que tudo (re)começou: as relações entre Israel e a Palestina, que nunca foram recomendáveis, atingiam o seu momento mais baixo com o assalto do Hamas a civis israelitas. Sabe-se o que aconteceu a seguir, mas não se sabe o que vai acontecer a seguir.
O projeto Swift adquirido pelo consórcio Balbec/Lx Partners será gerido pela Álgebra Capital. A carteira de malparado do BCP é composto por crédito malparado sem garantias (unsecured) no montante de 90 milhões de euros. Não foi possível apurar o valor da aquisição.
Governo vai reduzir em até 85% os custos de interesse económico geral para as empresas que tiverem mais de 50% de incorporação de energias renováveis no seu consumo de eletricidade. Componente pesa cerca de 30% na fatura.
A Centromarca analisou promoções das retalhistas no primeiro semestre e concluiu que se está a criar uma “ilusão” de descontos nos consumidores. É o fenómeno da promoflação.