Capa
Nº 233 | 29 Agosto 2024
Notícias
Entrevista
Política
Figura
Economia & Política
Mundo
Empresas
Advisory
A Amazon Web Services (AWS) propôs-se a ensinar 29 milhões de pessoas sobre computação na 'cloud'. O objetivo foi atingido e ultrapassado. Para perceber o que esteve por trás deste propósito, o JE falou com o embaixador de 'Digital Skills' da AWS, Carlos Carús.
A antiga ministra de Estado e das Finanças foi a eleita por Luís Montenegro para comissária europeia. Especialistas ouvidos pelo JE consideram a decisão do primeiro ministro “acertada”, enquanto os partidos de esquerda fazem uma “colagem” aos tempos da troika. “São críticas mais ou menos pavlovianas e quase o cardápio obrigatório”, diz António Bagão Félix.
Sai de um grande banco mundial diretamente para a Comissão Europeia. Foi aplaudida à direita, mas partidos à esquerda colam-na à austeridade e ao discurso do “ir além da troika”. Foi apanhada na polémica com os contratos Swap, a sua escolha ia provocando uma crise governamental em 2013 e teve um embate no Eurogrupo com Varoufakis durante a crise grega, com Merkel e Schauble pelo meio.
Durante quatro dias, o Espaço Agros será mais uma vez ocupado pela AgroSemana. Que promete “promover e valorizar a produção nacional” e onde estarão o ministro Adjunto e da Coesão Territorial e o ministro da Agricultura. Luís Montenegro juntou-se, entretanto, ao grupo.
Se vier a acontecer, isso quer dizer que a guerra em Gaza será estendida à totalidade da Palestina. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Israel Katz, é o mais recente apoiante dessa possibilidade.
É um projeto ambicioso com um custo total de 500 milhões de euros, mas os promotores dizem que é para o “longo prazo” e com “várias fases”. Projeto no concelho de Mértola, distrito de Beja, prevê energia eólica, solar, hidrogénio verde e armazenamento através de bombagem hídrica. Para já, o objetivo é avançar com 100 MW de energia solar. Promotores garantem que não estão interessados na exploração mineira.
Há precisamente uma semana, veio a público que os pensionistas da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores, o regime de segurança social destes profissionais, ficavam de fora do suplemento extraordinário de reformas anunciado pelo primeiro-ministro. Saiba o que está em causa.