Capa
Nº 8 | 01 Novembro 2024
Suplementos
Notícias
Mercados
Os Negócios Do Mês
Experts
Análise
Perspetiva
Grande Entrevista
Consultoria : Presença local vai impulsionar desenvolvimento do projeto. Foco é na oferta
de serviços de contabilidade e auditoria às não-financeiras e na consultira para a banca.
Sociedades : Filipe Cerqueira Alves, Head of Legal da sociedade de advogados da Forvis Mazars em Portugal, falou com o JE sobre o novo desafio.
M&A : Fintech norte-americana tem 200 mil milhões de dólares em ativos, foi fundada em 2013 e está representada em Portugal desde 2020.
Proteção da inovação : Na semana passada, o Tribunal Geral da UE deu razão à Sumol+Compal Marcas numa divergência com uma empresa francesa devido às palavras “frutologia” e “fruitology”, A advogada Ana de Sampaio, que esteve com o caso, diz ao JE como a notoriedade de marca é importante nestes processos e fala, com visão posititva, do desenvolvimento tecnológico.
Regulação : O ciberespaço está cada vez mais regulado. O Governo vai pôr em consulta pública, este mês, um novo regime jurídico da cibersegurança em Portugal, enquanto transpõe a diretiva europeia NIS2. Advogados de TMT explicam ao JornalEconómico que estes quadros legislativos não se devem interpretar de forma isolada.
Tecnologia : KGSA, Fundação Unitate e Laika Ventures uniram-se para criar uma ferramenta de IA, disponível por WhatsApp, para responder a questões de instituições sociais.
Negócios : Dados mostram a tendência de quebra do negócio em Portugal, seguindo o que se passa na Europa. Setor imobiliário responde pelo maior número de transações concluídas.
Aquisições : A tomada de controlo da empresa portuguesa pelo fundo norte-americano foi concretizado em outubro, tornando-se o maior negócio da bolsas portuguesa nos últimos tempos.
A multidisciplinaridade na advocacia está a concretizar-se. Cristina Cabral Ribeiro, partner de Legal da PwC, explica a integração da CCRna consultora, os desafios que a operação colocou, com ênfase para o recrutamento e a integração cultural, e o posicionamento que têm e a oferta que apresentam aos clientes. E espera por movimentos idênticos no mercado.
Cristina cabral Ribeiro, partner de Legal da PwC, és especializada na área de M&A. Ao JE,prevê uma retoma do mercado no próximo ano, com maior apetência pela indústria, imobiliário e saúde.