Capa
Nº 384 | 28 Junho 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Tema
Pessoas
Livros
5 Sentidos
Ensaio
Um caso sério de atropelo ao direito à informação ou um claro incidente de delito comum? No caso do australiano Julian Assange, metade do mundo escolhe a primeira hipótese e a outra metade a hipótese alternativa – mas as coisas parecem ser mais complexas que essa escolha mais ou menos simples.
As sondagens apontam que as próximas legislativas francesas vão ser eleições de extremos, com dois terços dos eleitores a indicar opção pelas forças mais polarizadas, mais ainda se considerarmos os grupos mais radicais, que subsistem nas margens do espectro político. A maior probabilidade é que resulte numa coabitação de forças desalinhadas entre a presidência e o parlamento. E que este seja já o início de uma longa campaha eleitoral para as presidenciais de 2027.
Um eleitor britânico que tenha 18 anos e vá pela primeira vez às urnas no próximo dia 4 de julho tinha quatro anos quando os trabalhistas deixaram o poder pela última vez.
Entrevista João Gil
No ano em que se celebram cinco décadas do 25 de Abril, o músico lança um novo álbum, “Só Se Salva o Amor”, que é também uma reflexão sobre a democracia, Até porque o seu trajeto, iniciado em 1976 com a viagem “Trovante“, se confunde com a Democracia, com todos os seus defeitos e virtudes. E o futuro já espreita, pois o vulcão que o habita começa a mostrar-se.
Este é um relato hilariante, no qual todas as crianças que tiveram uma infância feliz se reconhecerão, sobretudo, aquelas que puderam crescer ao ar livre, com liberdade e irmãos mais velhos para arreliar.
Na mitologia grega, Cronos era filho Urano (o céu) e da Gaia (a terra). Incitado pela mãe e ajudado pelos irmãos, os titãs, castrou o pai, tornando-se o primeiro rei dos deuses.
A inteligência artificial da máquina é a última invenção que a humanidade precisará fazer.
Nick Bostrom, Professor e Diretor do Future of Humanity Institute, Universidade de Oxford