Skip to main content
Capa
Nº 381 | 07 Junho 2024
Edição nº 381
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Cinco Sentidos
Coimbra acolhe festividades em honra de Camões
Coimbra acolhe festividades em honra de Camões
As celebrações dos cinco séculos de Luís Vaz de Camões vão escrever um dos capítulos deste ano, como as várias iniciativas pelo país mostram.
Figura
Uma mexicana  no país dos mexicanos
Uma mexicana no país dos mexicanos
No México, dez mulheres e meninas são mortas todos os dias por parceiros íntimos ou outros membros da família, de acordo com dados do governo.
Pessoas
“Ser advogado influenciou o álbum. Agora ou é música ou música”
“Ser advogado influenciou o álbum. Agora ou é música ou música”
Entrevista Afonso Dubraz: Começou a tocar guitarra depois de ter percebido que a miúda que gostava só tinha olhos para um guitarrista. A sua vida nunca mais foi a mesma e agora está a tempo inteiro na música, depois de uma ‘aventura’ no mundo da advocacia. Apesar de escrever as suas próprias músicas, o artista desafia-se e já criou letras para Maninho e Nelson Freitas.
Livros
Abade Correia da Serra: um vulto português do Iluminismo
Abade Correia da Serra: um vulto português do Iluminismo
Fluente em sete línguas (incluindo o árabe), filósofo e cientista, José Correia da Serra privou com figuras como von Humboldt e Jefferson, que o descreveu como o homem mais erudito que conheceu.
Inteligência Artificial
Funcionários da OpenAI  chegam-se à frente e avisam:  “IA pode levar à extinção humana”
Funcionários da OpenAI chegam-se à frente e avisam: “IA pode levar à extinção humana”
Desta vez, o aviso veio diretamente dos corredores da tecnológica de São Francisco. Os algoritmos estão a evoluir ao ponto de poderem aprofundar desigualdades na sociedade, manipularem informação e serem à prova de controlo humano, escrevem 13 antigos e atuais trabalhadores da OpenAI e Google DeepMind. A hora de o ‘pai’ do ChatGPT, Sam Altman, voltar a dar explicações está a chegar.
Ensaio
Política de portas semicerradas
Política de portas semicerradas
Causou estranheza o Plano de Ação para as Migrações apresentado pelo governo esta semana, tendo em conta o momento da apresentação (em semana de eleições europeias), a primeira medida emblemática (extinguir o procedimento de manifestações de interesse) e a velocidade com que o diploma referente a esta medida foi promulgado pelo Presidente da República.