Skip to main content
Capa
Nº 305 | 23 Dezembro 2022
Edição nº 305
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
Um olhar acutilante sobre duas culturas
Um olhar acutilante sobre duas culturas
"A no após ano, Matilde voltou à carga. Todos os verões, quando soprava o vento de leste e o calor, esmagador, lhe dava cabo dos nervos, ela lançava aquela ideia da piscina que repugnava o marido. Achava que ele não podia compreender, porque não sabia nadar e tinha medo da água. Tornou-se doce, arrulhadora, suplicou-lhe. Não havia nada de vergonhoso em mostrarem o seu sucesso. Não faziam mal nenhum, tinham todo o direito de aproveitar a vida, logo eles que haviam sacrificado os seus melhores anos à guerra e, depois, à exploração da quinta. Ela queria aquela piscina, queria-a em compensação pelos seus sacrifícios, a sua solidão, a sua juventude perdida.”
O puzzle de uma vida e de uma época
O puzzle de uma vida e de uma época
Em vários dos seus livros – no que o autor prometeu ser uma série de 12, dos quais oito já foram publicados em francês, a língua original –, Patrick Deville faz um misto de relato de viagem, biografia e história, com mais ou menos pozinhos de ficção.
Ensaio
O cripto-inverno do nosso descontentamento
O cripto-inverno do nosso descontentamento
A aplicação para breve do regulamento Pilot DLT em toda a UE, será o primeiro passo da revolução que se vai estender a todos os activos financeiros, abrindo caminho à livre tokenização dos direitos pelo resto dos sectores da economia regulada, incluindo todos os seus activos.
Atualidade
Lionel Messi - A difícil arte de colocar o ego ao serviço de um sonho
Lionel Messi - A difícil arte de colocar o ego ao serviço de um sonho
Aos 35 anos, Lionel Messi sabia que o Mundial do Catar seria a sua “última dança” e se tudo teria de terminar aqui, que fosse ao ritmo do tango
Como vai ser o Natal dos CEO?
Como vai ser o Natal dos CEO?
CEO, sigla para Chief Executive Officer, designa o cargo executivo que possui a maior autoridade na hierarquia de uma empresa. A função deste executivo é guiar o funcionamento da empresa para que ela tenha os melhores resultados possíveis. Mas até profissionais tão ocupados vão dedicar-se em pleno à família durante esta quadra. Saiba onde passam o Natal, com quem e até o que não vai faltar às suas mesas. Deixam ainda um balanço de 2022 e perspetivas para 2023.
Portugueses gastam menos este Natal
Portugueses gastam menos este Natal
A instabilidade económica tem um impacto claro no comportamento dos consumidores. Os portugueses vão gastar, em média, 377 euros em compras, um valor que reflete uma diminuição de 5,2% face ao ano anterior (398 euros).
Última
SBO, de Cabo Verde ao Japão
SBO, de Cabo Verde ao Japão
O nome, SBO, vem da terra onde está localizado o restaurante, São Bartolomeu do Outeiro, uma aldeola no concelho de Portel, perto da Serra do Mendro, a divisória entre o Alto e o Baixo Alentejo.
Rola(m)-Pipas de castas nobres açorianas
Rola(m)-Pipas de castas nobres açorianas
Estamos perante um blend especial com três nobres castas açorianas - Verdelho, Terrantez do Pico e Arinto dos Açores -, que a Cooperativa Vitinícola do Pico - Picowines decidiu lançar no mercado no ano em que assinala o seu 72º aniversário. Este novo vinho, o Rola-Pipa 2020, conta a história dos roladores de pipas na ilha açoriana e, por isso, traz consigo uma carga histórica e riqueza inerentes à sua criação.