O mundo dos media português ficou em rebuliço esta semana, depois do império de Francisco Balsemão, o grupo Impresa, anunciar que está em negociações com o grupo MediaForEuropa (MFE) para este adquirir uma participação.
Mas qual é a história do grupo MFE? O que começou por ser, durante os anos 70, um pequeno grupo, Mediaset, liderado pela família de Silvio Berlusconi, antigo primeiro-ministro italiano, tornou-se num dos maiores grupos de media do país.
A entrada de Berlusconi neste mundo deu-se durante os anos 70, altura em que adquire a Telemilano, um circuito fechado de televisão estabelecido na zona residencial de Milão. A esta aquisição seguiu-se a compra de uma participação na Società Europea di Edizioni, que publicava jornais.
Contudo, foi no final da década e no início dos anos 80, que o grupo teve o seu ponto de viragem, com a entrada do apresentador de televisão Mike Bongiorno e com o lançamento do primeiro canal televisivo com anúncios publicitários no país, o Canale 5.
Um dos principais negócios que Berlusconi conseguiu, foi a transmissão dos jogos do Mundialito, em 1981. Enquanto a televisão pública transmitia os jogos de Itália, o Canale 5 transmitia os restantes, sendo a primeira vez na história que uma televisão pública chega a acordo com uma televisão privada.
No final dos anos 80 as estações criadas pelo magnata, que incluem Italia 1 e Rete 4, já dominavam o mundo de media italiano. O grupo de Berlusconi expandiu para canais temáticos e na sua produção própria, sendo uma referência em publicidade e em conteúdo.
Todas estas aquisições foram feitas através da holding familiar, Finivest, que detém cerca de 33,8% do capital e controlo do grupo. Foi através desta holding que o grupo MFE, em 1990, participou na criação da estação televisiva espanhola Telecinco, que se tornou numa das televisões comerciais mais rentável da Europa.
Nos anos 2000, a família criou o Mediadigit, cujo objetivo era desenvolver o “novo” setor de media, uma das suas maiores iniciativas foi o site TGcom, que mais tarde tornou-se na plataforma multimédia de notícias TGcom24.
Foi também durante os anos 2000 que o grupo expandiu o seu portfólio para a rádio, com a aquisição da R101 e, em 2007, em parceria com a Telecinco, adquire a produtora holandesa Endemol.
Com sede em Amesterdão, nos Países Baixos, e cotado nas bolsas de Milão e Madrid, é um dos maiores grupos europeus de televisão e rádio, marcando presença em 20 países e mais recentemente conseguiu uma participação de 75% na emissora alemã ProsiebenSat1, cujas operações de transmissão estão na Alemanha, Suíça e Áustria.
O grupo continua a apresentar resultados sólidos, tendo em 2024 atingindo uma receita consolidada de 2,95 mil milhões de euros e um lucro de 137,9 milhões de euros. Liderado por Píer Silvio Berlusconi, o grupo tem o objetivo de se tornar o principal player de TV e media da Europa.
Família Berlusconi quer ser o principal player de media europeu
Apesar das controvérsias durante os seus mandatos como primeiro-ministro, Silvio Berlusconi conseguiu criar um império no mundo dos media e concorrer contra o norte-americano Rupert Murdoch.
