O investimento de cinco mil milhões de euros lançado pelo Governo em março de 2025, designado por ‘Água que Une’, “não pode ser mais um dossiê deixado na gaveta”, alerta Gonçalo Andrade, presidente da associação Portugal Fresh, em declarações ao JE, à margem da Fruit Attraction, evento que acontece desde 2009, em Madrid e cuja edição de 2025 decorreu entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, tendo contado com a participação de 50 entidades portuguesas entre produtores e associações.
Gonçalo Andrade diz que “esse investimento não pode ser apenas uma ambição”, até porque o setor quer continuar a aumentar o seu volume de negócios, no mercado interno e externo.
“Neste momento o mundo tem 8,2 mil milhões de consumidores. Em 2030 terá 8,5 mil milhões e em 2037 terá 9 mil milhões. Há uma perspetiva de crescimento, de procura de frutas e legumes muito acentuada”, refere.
A Portugal Fresh participa na Fruit Attraction desde 2011, altura em que as exportações nacionais eram de 780 milhões e a participação portuguesa na feira concentrava-se numa área de 200 m2.
No ano passado o valor foi de 2,5 mil milhões e as marcas portuguesas ocupam agora 710 m2, numa feira, cuja área é de seis hectares.
“Ou seja, há um crescimento três vezes superior e este foi um dos eventos chave para que estas exportações pudessem aumentar. É um balanço altamente positivo. As feiras hoje em dia são um verdadeiro centro de negócios a nível mundial”, salienta.
Para a presença desta associação em Madrid tem contribuído a parceria com o Crédito Agrícola (CA) que dura desde 2013 e que Gonçalo Andrade assume que tem um papel fundamental no suporte às empresas e ao investimento.
“Este ano não viemos de baixo de nenhum projeto de internacionalização e sem o apoio do Crédito agrícola não teria sido possível estarmos neste evento internacional”, sublinha o presidente da Portugal Fresh.
Agroalimentar não quer cinco mil milhões “na gaveta”
Presidente da Portugal Fresh diz que o investimento do programa ‘Água que Une’ não pode ser só uma ambição. “Há uma perspetiva de crescimento e procura de frutas e legumes muito acentuada”, afirma.
