A dona da CNN e da HBO, a Warner Bros Discovery, está a ser cobiçada. Recebeu “múltiplas ofertas”, não solicitadas, para a compra do conglomerado de entretenimento e media.
A empresa ainda está a avaliar as várias possibilidades estratégicas que tem em cima da mesa, que passam pela venda total do conglomerado ou pela divisão do grupo, com uma parte a ser alienada. Esta última hipótese já tinha sido avançada pelo CEO, David Zaslav, que pretendia dividir o grupo em Warner Bros, onde estariam incluídos a HBO e outros serviços de streaming, e a Discovery Global, com a CNN e outros canais por cabo.
A possibilidade de venda foi avançada cerca de um mês depois de começarem a circular rumores de que a Paramount, um dos principais estúdios de cinema dos Estados Unidos, estaria interessada em adquirir uma parte do grupo. Contudo, a Warner Bros avançou que teriam mais empresas interessadas.
Em comunicado, David Zaslav afirmou que “após receber o interesse de diversas partes, iniciámos uma revisão abrangente das alternativas estratégicas, para identificar qual o melhor caminho a seguir para desbloquear o valor total dos nossos ativos”.
Caso a Warner Bros avance para uma venda, a operação necessita de aprovação do governo. De acordo com os analistas, apesar de não terem sido divulgados os valores apresentados pela Paramount, a sua oferta tem fortes hipóteses de conseguir a aprovação do governo de Donald Trump, já que a família do CEO da Paramount, David Ellison, ter estreitos laços com o presidente norte-americano. Contudo, esta fusão pode levantar questões sobre um aumento dos preços para os consumidores.
A empresa não avançou com nenhuma data-limite para tomar uma decisão e afirmou que não pretendia fazer “mais anúncios sobre a revisão de alternativas estratégicas, a menos que o conselho aprove alguma das opções”.
A Warner Bros Discovery resultou da fusão da Warnermedia e Discovery, em 2022, na altura o negócio foi avaliado em 40 mil milhões de euros, contudo o acordo deixou a empresa com algumas dívidas e esta também tem vindo a perder dinheiro através das receitas do seus erviço por cabo.
A capitalização de mercado atual da empresa subiu para 50,82 mil milhões de dólares (43,77 mil milhões de euros), o que se traduz num crescimento de 99,03% face ao ano passado. A empresa torna-se assim a 453ª mais valiosa.
Numa semana as ações da empresa já subiram 15,77%, estando a valer 21,19 dólares (18,24 euros).
CNN e HBO avaliadas para mudarem de mãos
/
A Warner Bros Discovery recebeu “várias propostas” para ser comprada e está neste momento a avaliar a possibilidade de avançar com uma venda total, ou com a separação entre entretenimento e media.