Além dos temas geopolíticos, as atenções dos investidores estiveram no arranque da “Earnings Season”. Após resultados mistos no setor da banca dos EUA, o foco voltou-se para as “7 Magníficas”, com a Tesla a ser a primeira a divulgar resultados. A Tesla reportou uma receita recorde de 28.1 mil milhões de dólares (24,2 mil milhões de euros) no terceiro trimestre, superando os 26.37 mil milhões de dólars (22,7 mil milhões de euros) esperados, impulsionada por vendas trimestrais elevadas. No entanto, os lucros por ação foram de 0,50 dólares (0,43 euros), abaixo dos 0,55 dólares (0,47 euros) estimados pelos analistas, devido aos custos com as tarifas e com investigação e desenvolvimento, bem como a uma queda na receita proveniente de créditos regulatórios, que devem continuar a diminuir com a legislação aprovada pelo governo de Trump. A Netflix anunciou receitas de 11.5 mil milhões de dólares (9,9 mil milhões de euros) no terceiro trimestre, em linha com o esperado. No entanto, a empresa apresentou um lucro líquido de 2.5 mil milhões (2,15 mil milhões de euros) ($5.87/ação) abaixo dos três mil milhões de dólares (2,58 mil milhões de euros) ($6.97/ação) antecipados, penalizado por uma despesa inesperada de 619 milhões de dólares (533,01 milhões de euros), com um diferendo fiscal no Brasil. Para o quarto trimestre, a Netflix espera uma receita de 11.96 mil milhões de dólares (10,3 mil milhões de euros) acima do previsto por Wall Street. Em reação aos resultados, as ações da Tesla caíram mais de 1% na quinta-feira, enquanto, na quarta-feira as ações da Netflix perderam cerca de 10%.
Na Europa, a Renault reportou um crescimento anual de 6.8% nas suas receitas do terceiro trimestre, para 11.4 mil milhões de euros, acima do crescimento de 6.2% esperado. O CFO da empresa afirmou que, num ambiente desafiante, a Renault continua a capitalizar no facto de ter uma linha competitiva de veículos elétricos, híbridos e de motor de combustão. Noutro setor, a Nokia registou um lucro operacional de 435 milhões de euros no trimestre até setembro, acima dos 342 milhões de euros esperados. As vendas líquidas trimestrais subiram 12% para 4.83 mil milhões de euros, superando os 4.6 mil milhões de euros previstos, impulsionadas pelo forte crescimento das redes óticas e dos serviços em nuvem. Em reação, as ações da Renault caíram 3%, enquanto as da Nokia subiram 10%.
Em Portugal, o PSI continua a toada altista, renovando máximos de janeiro de 2010. Destaque para os resultados da Navigator (-1%), que reportou uma queda de 10.4% no lucro líquido no terceiro trimestre, para 33,1 milhões de euros. As vendas apresentaram um declínio de 4% para 470.2 milhões de euros. No acumulado dos primeiros nove meses do ano, o resultado líquido caiu 51% para 118 milhões de euros.
‘Earnings Season’ com resultados mistos
/
Com o arranque da época de resultados nos Estados Unidos, o foco do mercado voltou-se para os resultados trimestrais das “7 Magnificas”.