Skip to main content

Nuno Amado vai liderar Conselho Consultivo do Banco de Fomento

O Conselho Consultivo do banco promocional vai ser remodelado por Gonçalo Regalado, CEO do Banco de Fomento, e Nuno Amado vai liderá-lo. Mas mantém-se como Presidente do Conselho de Administração do BCP, o que não é incompatível tendo em conta que o Conselho Consultivo, não é um órgão social.

Nuno Amado, Chairman do BCP, vai ser presidente do Conselho Consultivo do Banco Português de Fomento, apurou o Jornal Económico.

O Conselho Consultivo do banco promocional vai ser remodelado por Gonçalo Regalado, CEO do Banco de Fomento, e Nuno Amado vai liderá-lo. Mas mantém-se como Presidente do Conselho de Administração do BCP, o que não é incompatível tendo em conta que o Conselho Consultivo, não é um órgão social. Segundo as nossas fontes, o Conselho Consultivo passará a designar-se de Conselho Estratégico.

Este órgão consultivo tem como objetivo apoiar a definição da estratégia da instituição financeira.

Contactada fonte oficial do BPF não comentou.

Nuno Amado foi convidado pelo atual CEO do Banco de Fomento, Gonçalo Regalado, que também veio do BCP e, segundo apurou o JE, o banqueiro já esteve na reunião de definição da estratégia do BFP (que ocorreu esta semana), na qualidade de presidente indigitado.

Atualmente o Conselho Consultivo, cuja nova composição será anunciada em janeiro, é presidido por Guilherme Pereira d’Oliveira Martins e é composto por 15 personalidades independentes e representantes regionais, incluindo, Álvaro Dâmaso, João Moreira Rato e Manuel Caldeira Cabral. O mandato atual acaba só em 2027, mas a mudança será já em janeiro de 2026.

Nuno Amado é Presidente do Conselho de Administração (Chairman) do Millennium BCP, cargo que ocupa desde 2018. Foi anteriormente Presidente da Comissão Executiva (CEO) do Millennium BCP (2012–2018) e exerceu funções semelhantes no Banco Santander Totta (2006–2012).