Skip to main content
Capa
Nº 326 | 12 Maio 2023
Edição nº 326
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Turquia: se Kemal Kılıçdaroglu ganhar, que fará a UE? Se calhar, nada!
Turquia: se Kemal Kılıçdaroglu ganhar, que fará a UE? Se calhar, nada!
Kemal Kılıçdaroglu é um funcionário público turco aposentado e por estes dias terá ficado muito feliz: o presidente, Recep Erdogan, decidiu aumentar os salários dos funcionários público em até 45%. Ou então não: terá ficado extremamente infeliz, dado que, para além de funcionário público aposentado, Kemal Kılıçdaroglu é também o candidato da oposição a Recep Erdogan às presidenciais do próximo domingo.
Tema
Longevidade saudável,  um bom negócio
Longevidade saudável, um bom negócio
Promover a longevidade com saúde foi o tema em debate na Longevity Med Summit, que trouxe a Cascais ‘players’ de diferentes sectores e áreas de atuação: nutrição, farmacologia, turismo, educação, IA, medicina e educação, entre outros.
Pessoas
“A solidariedade  é um valor que  se está a perder”
“A solidariedade é um valor que se está a perder”
Tahar Ben Jelloun, escritor francófono de origem marroquina, partilha a sua vida entre Paris e Tânger. Em 1987 venceu o mais importante prémio literário francês, o Goncourt, com o romance “A noite sagrada”. Não resiste a pintar frescos sociais nos seus livros, nem a tratar temas sensíveis, como o racismo. O JE falou com o autor na sua passagem por Lisboa, por ocasião do “Choix Goncourt du Portugal”. Além de críticas, deixa um apelo ao “investimento na Cultura”, como garante de futuro para a Humanidade.
5 Sentidos
“O Frade” é uma casa portuguesa  com certeza (e com Marcelo como vizinho)
“O Frade” é uma casa portuguesa com certeza (e com Marcelo como vizinho)
No número 14 da Calçada da Ajuda, mesmo em frente a uma das entradas do Palácio de Belém, os Frade trouxeram o Alentejo para Lisboa.
O retrato de uma inconformada
O retrato de uma inconformada
Em 2021, a Contraponto publicou o livro “Uma Longa Viagem com Vasco Pulido Valente”, de João Céu e Silva, que teve várias edições. Agora, o autor volta a publicar um livro desta série, dedicado desta vez a Maria Filomena Mónica, “a mais insubmissa das intelectuais portuguesas”, como a classifica a nota da editora.
Quando o politicamente correto era um não-assunto...
Quando o politicamente correto era um não-assunto...
“(...) o meu relógio já não se mantém a par das horas. Desanimou e parou. Acho que foi muito inteligente da sua parte. Há uma enorme diferença horária entre Sebastopol e a costa do Pacífico. Quando aqui são seis da manhã, na Califórnia estamos mais ou menos a meio da semana.”
Ensaio
As neurociências não são uma panaceia para a educação
As neurociências não são uma panaceia para a educação
Portugal, há mais de dez anos, foi dos primeiros a estudar a presença de mitos relacionados com o cérebro junto dos professores. O mito dos estilos de aprendizagem preferenciais é um dos mais difundidos.