Skip to main content
Capa
Nº 324 | 28 Abril 2023
Edição nº 324
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Bashar al-Assad:  o regresso dos mortos-vivos
Bashar al-Assad: o regresso dos mortos-vivos
Uma das consequências mais devastadoras da política norte-americana de afrontamento da China em todos os palcos onde isso lhe seja possível foi induzir no regime de Pequim a certeza de que, ao contrário do que eventualmente chegou a supor (pelo menos Deng Xiaoping supôs), um mundo pacífico é uma quimera onde os gurus da geoestratégia se sentem pouco à vontade. No limite, atirá-los-ia para a maçadora situação de desempregados de longa duração. Ao cabo de duas décadas de enriquecimento, a China viu-se obrigada a ‘puxar dos seus galões’ e ir à luta. Há ‘um antes e um depois’ da decisão do Irão e da Arábia Saudita estabelecerem relações diplomáticas: depois dessa decisão, a China (autora da envolvente que a determinou) mostrou que não anda nestas coisas a soldo de ninguém e tem condições, subtilezas e apetrechos para pelejar duramente. Tem desde logo uma vantagem: uma estratégia internacional precisa de serenidade, confiabilidade, perenidade e paciência. Dito de outra forma: não precisa para nada de democracia – no caso, só empecilha.
Tema
Vamos falar  de política?
Vamos falar de política?
Falar de “política” é falar de cidadania, humor, direitos humanos, participação cívica, empreendedorismo e, claro, dos desafios que a democracia enfrenta. Tudo isto e muito mais vai ser debatido no Festival Política.
Pessoas
“Estamos perante ferramentas que são muito poderosas”
“Estamos perante ferramentas que são muito poderosas”
Paulo Dimas é o Vice-presidente de Inovação da Unbabel, empresa com um forte foco na Inteligência Artificial (IA), que lidera um consórcio que está a concorrer ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com um projeto para criar o primeiro centro de Inteligência Artificial responsável, ou seja, com tecnologia ética. Falou com o Jornal Económico (JE) depois da sua participação, como ‘speaker’ em mais uma sessão do Innov.Club, onde se debatem os grandes temas do ecossistema empresarial e da inovação.
5 Sentidos
Memórias com travo agridoce
Memórias com travo agridoce
Um Lugar ao Sol seguido de Uma Mulher” reúne os dois textos de Annie Ernaux sobre a perda dos pais. Dois murros no estômago. Dos leitores e da autora, que neles expurga a morte dos progenitores, momentos infinitamente marcantes na sua vida.
Alguém se ‘perdeu na tradução’?
Alguém se ‘perdeu na tradução’?
É parte visceral do património japonês, tal como a cerejeira, o samurai ou o haraquíri. Falar do Japão sem referir a gueixa, seria o equivalente àquele que, tendo ido à Exposição de Paris de 1889, não reparou na Torre Eiffel.”
Relojoaria tradicional
Relojoaria tradicional
Em março deste ano, a Frederique Constant participou na Watches and Wonders Geneva pela primeira vez, uma estreia que coincide com uma data especial para a marca, que este ano celebra o 35.º aniversário.
A tentativa de “democratizar” a mobilidade elétrica
A tentativa de “democratizar” a mobilidade elétrica
O grupo bávaro anunciou o arranque da produção do mais pequeno SUV, o BMW iX1 na versão xDrive30. O modelo está a ser produzido na unidade de Regensburg, Baviera, exatamente o local onde também são produzidas as unidades térmicas Série 1 e X2. Este complexo tem ainda a particularidade de poder produzir as baterias que alimentam este novo veículo, o que lhe confere uma interessante dinâmica em termos logísticos.
Ensaio
Será a blockchain  a revolução tecnológica silenciosa da próxima década?
Será a blockchain a revolução tecnológica silenciosa da próxima década?
O mercado dirigido para a tokenização poderia, pelo menos teoricamente, ser tão alto quanto o valor total dos ativos globais, chegando a centenas dos triliões de dólares. Mas precisamos mesmo que esteja tudo assente em blockchain?” – John Wu, Ava Labs