Capa
Nº 2230 | 29 Dezembro 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Perspetiva
Economia & Política
Advisory
Última
Banca : Os proveitos dos bancos nacionais deverão ser menores do que os dos últimos doze meses. Por outro lado, maior competitividade terão as empresas que tragam novos produtos financeiros.
M&A : Portugal registou mais de 560 negócios até novembro. ‘Managing partner’ da VdA prevê que o país, apesar da incerteza política, se mantenha como “destino atrativo para investimentos internacionais”.
Aviação : O formato, a percentagem de capital vendido e até o tipo de comprador para a TAPpodem variar consoante o vencedor das legislativas de março. Isto se as eleições não acabarem por dar lugar a novas eleições, prolongando ainda mais o processo.
Mercados : As empresas tecnológicas e as de IA reúnem as preferências dos analistas para 2024. Mercado de IAdeverá crescer para 17 biliões de dólares até ao final da década. A Nvidia não pára.
Aviação a Oaval do Governo à venda da Groundforce à Menzies Aviation parecia ter selado todo o processo. Mas há obstáculos pela frente e uma data limite:o concurso de licenças da ANAC, em março.
Política : Os dois temas essenciais entre os países da CPLP serão as eleições presidenciais em Moçambique - com o ciclo Filipe Nyusi a chegar ao fim - e o eterno estado de sítio na Guiné-Bissau.
Monetária : A fraqueza mostrada pela economia europeia leva os mercados a apostarem em cortes de juros logo na primeira metade do ano, mas o BCE não se pode distanciar muito da Fed, arriscando mais problemas.
Política : 2024 será atípico em termos políticos. Não só porque os portugueses terão de ir às urnas três vezes para votar, mas porque nas legislativas joga-se o futuro político dos líderes do PS e do PSD. E sobretudo faz-se um teste ao peso que o modelo tradicional de alternância no bloco central ainda terá, ou não, no país. Será bipolarizado ainda ou os extremos ganham força?
Eleições : Será Donald Trump o próximo presidente dos Estados Unidos? Uma dúvida que acompanhará o mundo inteiro até ao penúltimo mês de 2024. Nessa altura já se saberá com que cores políticas se veste a Europa.
Advocacia a Bastonária diz que mudança no estatuto, “se não se resolver de uma maneira resolver-se-á de outra”. “Teremos de reagir”, ameaça Fernanda de Almeida Pinheiro.
Autoestradas : A Brisa publicou as tarifas de 2024, ano em que as portagens da concessionária sofrem uma atualização de 2,1%. Há mexidas em 33 das 93 taxas de portagem aplicadas a veículos de classe 1.