Capa
Nº 443 | 24 Setembro 2025

Notícias
Economia & Política
Empresas

Postura norte-americana está a levar o "resto do mundo a alinhar-se naturalmente com a China, que acelera assim a sua viagem para a sua futura dominação deste planeta", avisou esta terça-feira o ex-CEO da Stellantis, na conferência de aniversário do JE.

"Vamos continuar a ter necessidade de imigrantes. As pessoas têm de confiar que o sistema de gestão da imigração funciona. E manifestamente não é o caso. É preciso reganhar a confiança da sociedade sobre a gestão dos fluxos migratórios. Este é o grande pressuposto para que a imigração seja regular, ordeira e segura, e seja aceite pela sociedade de acolhimento. Porque não há política migratória bem sucedida que não tenha estas duas componentes", analisou o advogado português.

O eurodeputado e candidato presidencial explica que essa é uma das grandes mutações da direita radical antieuropeia.

Os três concursos vão ser lançados na próxima semana através do instrumento financeiro para a inovação e competitividade criado pelo Governo em junho e que vai colocar numa fase inicial 300 milhões de euros, distribuídos pela reindustrialização (150 milhões) inteligência artificial das PME (100 milhões) e economia de defesa e segurança (50 milhões). “Quanto mais as empresas crescerem, melhor para nós", diz o ministro da Economia, Manuel Castro Almeida.

A integração dos bancos na Europa é uma miragem para Carlos Albuquerque, que disse que "neste momento só há um banco verdadeiramente pan-europeu, que é o Revolut que cresce 60% a 70% ao ano". Por sua vez Carlos Costa, questionado sobre a venda do Novobanco ao BPCE, disse que "É uma história de sucesso". Tudo na conferência que celebrou os nove anos do JE.

O CEO da Greenvolt defendeu esta terça-feira na conferência de aniversário do Jornal Económico que a Europa deve ser independente dos Estados Unidos no que respeita a China. Criticou a decisão de Donald Trump de revogar licenças a projetos eólicos offshore.