Capa
Nº 437 | 15 Setembro 2025

Notícias
Educação
Economia
Política
Mercados
Mundo
Empresas

De acordo com os dados divulgados este domingo, 14 de setembro, apresentaram-se a concurso 16.594 candidatos, ficando por ocupar 9.313 vagas. Engenharia e Técnicas Afins regista o maior número de lugares por preencher: 2030. No JE pode consultar todos os dados da 2.ª fase do CNAES 2025.

Plano do governo brasileiro para amenizar o impacto tem potencial para fazer a perda cair para 0,1 ponto percentual. Cálculo do governo é que as sobretaxas deverão implicar perda de 138 mil postos de trabalho.

A decisão da agência de notação financeira Fitch em subir o ‘rating’ de Portugal para A é um “reconhecimento do trabalho” feito pelo Governo, famílias e empresas, disse o ministro Joaquim Miranda Sarmento.

O rating da dívida soberana de França caiu para o nível mais baixo alguma vez registado no país, retirando à segunda maior economia da zona euro o estatuto AA-, enquanto a instituição enfrenta uma crise política e o aumento da dívida.

O presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, em entrevista à Antena 1/Jornal de Negócios, considerou que a proposta laboral, do Governo, é do ponto de vista técnico “bem estruturada" acrescentando, contudo, que na apresentação dessa lei o Governo, e em concreto a ministra do Trabalho, “não ponderou o enquadramento político”.

Entre os motivos para a melhoria do rating espanhol está a limitada exposição aos Estados Unidos e as perspetivas de crescimento económico, assinalou a Standard & Poor's (S&P).

A Ibersol apresenta, esta segunda-feira, os resultados do segundo trimestre. Decorre esta semana a reunião de política monetária da Reserva Federal (Fed) norte-americana.

O presidente do Chega mostrou-se disponível para voltar a candidatar-se a Presidente da República, apesar de não considerar a solução ideal, e indicou que o objetivo é apoiar um candidato que dispute a segunda volta. A decisão sobre a eventual candidatura a Belém foi adiada para o início da próxima semana.

E o futuro é prometedor para algumas destas empresas. No caso dos CTT têm um potencial de valorização de 23,6%. BCP e Mota-Engil têm a hipótese de crescer mas a níveis mais baixos (6,45% e 1,83%), assinala o presidente da Maxyield, ao JE.

Esta semana serão conhecidas as decisões de taxas de juro da Fed, esperando-se um corte de pelo menos 25 pontos base. Até ao final da semana, as taxas que afetam dois quintos da economia global, incluindo quatro dos países industrializados do G7, terão sido ajustadas ou reafirmadas.

Pesquisa, feita antes de condenação, aponta que a maioria reprova a proposta articulada no Congresso para livrar os condenados do 8 de janeiro de 2023 e ex-presidente.

O antigo primeiro-ministro François Bayrou tinha proposto o corte de dois feriados como forma de baixa o défice francês.

O Ministério da Defesa da Roménia adiantou também que o drone acabou por desaparecer do radar a 20 km a sudoeste da aldeia de Chilia Veche.

"Israel rejeita categoricamente a decisão da Assembleia-geral da ONU", reagiu o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, Oren Marmorstein, na rede social X, na qual criticou uma "decisão vergonhosa" que mostra uma organização transformada num”circo político alheio à realidade".

O relator juiz Alexandre de Moraes propôs uma pena de 27 anos e três meses de prisão em regime fechado para Jair Bolsonaro, depois de o tribunal ter declarado o ex-presidente brasileiro culpado por tentativa de golpe de Estado.

Em entrevista ao JE, Paulo Loureiro aborda o desenvolvimento do projeto Arcaya no Algarve, revelando que já foram investidos mais de 100 milhões dos 700 milhões de euros deste empreendimento, lamentando que o sistema bancário português seja "muito lento" no financiamento aos promotores. "Pode demorar meses. E nós, muitas vezes, não temos meses para tomar decisões", afirma.

Com um investimento de cerca de um milhão de euros, a ULS Trás-os-Montes e Alto Douro modernizou a sua infraestrutura tecnológica com o apoio da tecnológica Warpcom.

Em causa está o estudo "Ligar Comunidades: Combater a exclusão digital para uma Europa mais coesa e resiliente", publicado esta segunda-feira, segundo o qual apenas 20% das pequenas e médias empresas (PME) europeias estão "altamente digitalizadas". "Colmatar o défice digital das PME poderia acrescentar 628 mil milhões de euros ao PIB da UE", estima a Vodafone.