Capa
Nº 403 | 17 Julho 2025

Notícias
Economia
Política
Multimédia
Mundo
Conferência

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu para 3,6% em junho, mais duas décimas percentuais que no mês anterior, com os combustíveis, transportes e bebidas a serem os responsáveis pelo aumento dos preços.

O acordo entre a AD e o Chega para reduzir novamente o IRS em 2026 tem um custo estimado de 97 milhões de euros, avançou ao Jornal Económico uma fonte do Chega. O diploma final, que contempla a descida do imposto para este ano, com retroativos a janeiro, no valor global de 500 milhões de euros, e a promessa de novo alívio no ano seguinte, foi aprovado em votação final global sem qualquer sobressalto.

Ursula von der Leyen defendeu que “este quadro financeiro plurianual é o mais ambicioso já proposto”, além de “mais flexível, mais estratégico, mais transparente”, apesar das críticas de inúmeros quadrantes, incluindo do seu próprio partido no Parlamento Europeu.

As alterações ao regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional tinham já sido aprovadas na Comissão de Assuntos Constitucionais no dia 11, com votos contra da esquerda, que alegou atropelos à lei pela falta de pareceres obrigatórios.

A alimentação tem importância geoestratégica, como tem ficado claro nos atuais conflitos militares em larga escala e na guerra comercial provocada pelas tarifas norte-americanas. Por isso, Joel Vasconcelos, diretor-geral da Lusomorango, a maior organização portuguesa de produtores do setor das frutas e legumes, defende que as questões relacionadas com a produção e a distribuição alimentar têm de subir na escala de prioridades do decisor político. Em 5 Minutos, ao JE e na TSF, pede uma maior aposta na investigação e na inovação, que “tem de ser um desígnio nacional”, uma mais eficiente gestão de recursos, a água, o solo e a mão de obra.

Depois de oito votos de censura em seis meses, François Bayrou enfrenta nova vaga de críticas após apresentar plano de austeridade e eliminação de dois feriados.

Bloco prepara retaliação contra tarifas de Donald Trump, mas hesita sobre a força e a rapidez com que deve atuar. Estados-membros estão divididos.

A regulação é muito importante e torna-se ainda mais fundamental no sector dos seguros. Mas o excesso pode trazer constrangimentos às seguradoras. Ideia foi defendida na conferência do JE "Seguros e a Incerteza Extrema", que decorreu esta quarta-feira em Lisboa.