Capa
Nº 352 | 07 Abril 2025

Notícias
Empresas & Negócios
Mercados
Economia & Política
Mundo
Empresas

O ranking distingue os 50 mais ricos de Portugal, cujas fortunas valem cerca de 45 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de 17% do PIB português em 2023. Já o top10 perfaz uma fortuna de cerca de 24,2 mil milhões.

Os principais índices europeus registaram quedas fortes a fechar a semana. Os mercados reagiram em peso às tarifas dos EUA e à reação da China, faltando agora conhecer a reação dos EUA.

A volatilidade e incerteza criadas pela política comercial norte-americana levaram os investidores a procurar a segurança do mercado de dívida, empurrando as yields para baixo. Títulos a 10 anos dos EUA tocaram mínimos de outubro e registaram maior queda em dois dias desde agosto.

No primeiro trimestre de 2025 foram mais os projetos cancelados do que nos dois anos anteriores. A eliminação dos programas que promoviam a expansão dos veículos elétricos no país por parte da administração Trump levou a este desfecho por parte das empresas.

Em resposta, o PS disse que o ministro Castro Almeida “tinha obrigação de saber” que os empréstimos do PRR têm um impacto significativo e transitório no saldo orçamental de 2026, acusando o Governo de desespero e falta de seriedade.

Mais de 50 países contactaram a administração norte-americana a solicitar o início de negociações sobre as tarifas alfandegárias anunciadas pelo Presidente Trump, anunciou hoje o conselheiro económico da Casa Branca, Kevin Hassett.

Um debate que dificilmente chegará a um consenso - dado que há pelo menos três opções em cima da mesa - mas do qual sairá uma decisão, que deverá ser votada esta quarta-feira. Pelo menos 50 países já disseram que querem negociar com os EUA.

João Lourenço, na presidência rotativa da UA, convocou ontem a primeira reunião da mesa da assembleia com o intuito de ser designado um novo mediador para o conflito entre a RD Congo e o Ruanda.

A descida dos juros nos depósitos bancários pode levar os portugueses a redirecionar o dinheiro para outros produtos, nomeadamente para os chamados Plano Poupança Reforma (PPR), afirma Valdemar Duarte, diretor-geral da Ageas Pensões.

Ações dos bancos arrastadas pela queda dos juros da dívida soberana (que ajuda EUA a refinanciar-se)
Os EUA têm 28 triliões de dólares em dívidas com vencimento entre 2026 e 2030. As yields das obrigações norte-americanas rondam os 4% e cada ponto base extra é uma bomba-relógio orçamental. Pelo que a queda das yields ajuda a administração Trump.