Capa
Nº 321 | 10 Fevereiro 2025

Notícias
Educação
Economia & Política
Mundo
Empresas
Imobiliário

Fernando Alexandre, ministro da Educação, Ciência e Inovação, ouviu Isabel Capeloa Gil, admitindo: "O nosso sistema de educação superior é todo ele excessivamente regulamentado, limitando a capacidade de realização das ambições. Na cerimónia Ilídio Pinho e Vasco de Mello foram feitos doutores Honoris Causa.

As provas-ensaio são uma espécie de treino antes da estreia do novo modelo de avaliação que substitui as provas de aferição - as provas de Monitorização da Aprendizagem (MoDA). Professores queixam-se da "sobrecarga" de trabalho que envolvem e dizem ser "exames encapotados", mas com outro nome.

Iniciativa do JE chega esta quarta-feira a Braga para tomar o pulso ao município onde as exportações cresceram 265% nos últimos onze anos, de acordo com a InvestBraga. Ricardo Costa, CEO do grupo Bernardo da Costa, sustenta, em conversa com o JE, que "Braga tem vindo a afirmar-se como uma das cidades economicamente mais relevantes do país".

Com um volume de negócios anual de 800 milhões de euros, o setor continua a não ter reconhecimento em termos legislativos e a não ser classificado como uma atividade económica. Presidente da APENO diz que o trabalho está feito e apresentado e dispara: "Já vamos no terceiro secretário de Estado do Turismo".

A Venecom e o Comando ConVZLA, liderados na Madeira por Ana Cristina Monteiro e Lídia albornoz, relevam ao JE a importância de existir intervenção internacional e dão conta do papel que os EUA podem ter na resolução dos problemas na Venezuela. Escalada da violência é outro cenário possível.

O motor industrial europeu (e segundo cliente dos componentes automóveis fabricados em Portugal) continua numa profunda recessão industrial que "terá um reflexo claro na produção nacional", não esconde o presidente da AFIA.

Descendente de judeus sefarditas, a empresária açoriana é a matriarca do grupo da família, o grupo Bensaude, fundado em 1820. É a maior entidade empresarial privada dos Açores e uma das 100 maiores empresas de capital português.

Especialistas ouvidos pelo JE defendem que a decisão do governo espanhol em proibir a compra de casa por estrangeiros pode ter um efeito positivo para Portugal. Promotores esperam que investidores “afugentados” por Pedro Sánchez queiram investir do lado de cá da fronteira.