Skip to main content

Patrícia Bensaude Fernandes é a 34.ª mais rica de Portugal com fortuna de 423 milhões

Descendente de judeus sefarditas, a empresária açoriana é a matriarca do grupo da família, o grupo Bensaude, fundado em 1820. É a maior entidade empresarial privada dos Açores e uma das 100 maiores empresas de capital português.

Patrícia Bensaude Fernandes é a 34.ª mais rica de Portugal, de acordo com o ranking dos 50 milionários portugueses da Forbes. Segundo a avaliação desta publicação, a empresária açoriana tem um património avaliado em 423 milhões de euros.

Descendente de judeus sefarditas, a empresária açoriana é a matriarca do grupo da família, o grupo Bensaude, fundado em 1820. Inicialmente o grupo dedicava-se a trocas comerciais e serviços de navegação com o Reino Unido.

Atualmente, o grupo do qual é acionista atua em cinco áreas de negócio, distribuição, energia, marítima e logística, turismo e serviços. O grupo conta com mais de três mil colaboradores nos Açores, Madeira e Portugal Continental, sendo a maior entidade empresarial privada dos Açores e uma das 100 maiores empresas de capital português.

Patrícia Bensaude Fernandes, agora acionista do grupo, chegou a ser presidente do conselho de administração do grupo, sendo atualmente liderado por António Castro Freire.

Para além de ser acionista no grupo da família, Patrícia Bensaude é ainda dona da PetraAçores, da TerParque, J.H. Ornelas ou NSL Combustíveis.

A matriarca da família foi homenageada, no ano passado, pela Associação de Seniores pelo seu percurso de vida e empresarial.