Skip to main content
Capa
Nº 334 | 07 Julho 2023
Edição nº 334
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Alberto Núñez Feijóo e a Vox Populi
Alberto Núñez Feijóo e a Vox Populi
Dirão alguns analistas que institucionalizar os extremismos (misturando na mesma amálgama os de direita e os de esquerda, o que é a evidência de um profundo desconhecimento da História) é um mau princípio. Claro que o mau princípio são as peripécias, pantominas e balbúrdias que os borrachosos partidos do centro do espectro político – uma esquina mal-frequentada por socialistas, social-democratas e conservadores – acumularam em seu redor como uma gordura cancerígena e que serviram para atirar os espantados eleitores para esses extremos. Mas isso agora não importa nada. As manifestações de empenhamento de todo este centro-direita aprumadinho em manter o poder a salvo da extrema-direita só seria risível se não fosse muitíssimo risível – e confunde-se demasiado facilmente com a defesa de direitos que eles próprios tornaram consuetudinários por décadas de inenarráveis pensamentos, atos e omissões.
Tema
Dresden:  as luzes  e sombras  da “Florença do Elba”
Dresden: as luzes e sombras da “Florença do Elba”
A reconstrução de Dresden não se limitou aos edifícios. Abrangeu também a construção de uma renovada identidade e de um novo espírito comunitário.
Pessoas
“Portugal tem tudo para ser um destino gastronómico”
“Portugal tem tudo para ser um destino gastronómico”
Patrícia Dias, fundadora da Chefs Agency, falou com o Jornal Económico acabada de chegar deValência, a cidade espanhola que, este ano, acolheu The World’s 50 Best Restaurants, um dos mais importantes eventos de gastronomia mundial, cuja gala anual reúne os melhores restaurantes do mundo, e onde a Chefs Agency tem marcado presença nos últimos seis anos, como a única agência portuguesa convidada a representar o país nesta área.
5 Sentidos
Sensualidade, exotismo e a natureza do bem
Sensualidade, exotismo e a natureza do bem
A livraria Palavra de Viajante sugere uma narrativa de viagens baseada nas experiências reais do autor junto de uma tribo de canibais na Polinésia.
Muitos regressos  e um monumento nacional
Muitos regressos e um monumento nacional
No ano em que assinala a sua 40.ª edição, o Festival de Almada apresenta em cartaz 20 espectáculos de teatro, dança e novo circo (oito portugueses, 12 estrangeiros), que vão ser apresentados de 4 a 18 de Julho, em nove palcos distintos. Com um orçamento de mais de 600 mil euros, a programação inclui um Harold Pinter por Peter Stein, um Calderón de la Barca por Declan Donnellan e a companhia Batsheva a dançar Laurie Anderson com coreografia de Ohad Naharin. Já a personalidade homenageada este ano é João Mota. Director e co-fundador d’A Comuna – Teatro de Pesquisa desde 1972, o actor e encenador – que deu os primeiros passos aos 14 anos, ao lado da irmã Teresa Mota – conta com mais de 65 anos de carreira.
Um redondo mistério
Um redondo mistério
Steven Soderbergh volta a ser o homem da câmara numa produção para TV. Desta vez, acompanha uma investigação sobre um sequestro frustrado. Full Circle estreia a 13 de Julho na HBO Max.
Ensaio
Quando as alterações climáticas chegam aos Bancos Centrais
Quando as alterações climáticas chegam aos Bancos Centrais
Durante os últimos 20 anos os temas climáticos e ambientais eram trabalhados pelos profissionais da engenharia do ambiente. Os economistas, gestores e financeiros não consideravam os temas ambientais como algo que pudesse impactar financeiramente a empresa, uma vez que a teoria económica – a das externalidades - argumentava que tal nunca iria acontecer, e que o mercado encontraria forma desses impactes serem momentâneos e não significativos.