Skip to main content
Capa
Nº 255 | 07 Janeiro 2022
Edição nº 255
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
A visão da Mercedes para o futuro
A visão da Mercedes para o futuro
O que esperar do carro do futuro? Sabemos que será elétrico (pelo menos nos anos vindouros) e a Mercedes inspirada revelou o Vision EQXX que se prepara para uma autonomia superior a mil quilómetros com um único carregamento, algo que supera os motores térmicos a diesel e gasolina.
ONE, o Mar como nunca o sentiu
ONE, o Mar como nunca o sentiu
A cineasta e fotógrafa Maya de Almeida Araújo fala em viagem introspetiva. Diz que nós, seres humanos, estamos ligados ao oceano de forma física, cognitiva e emocional.
Uma reflexão sobre  a força da esperança
Uma reflexão sobre a força da esperança
Em agosto de 1945, Viktor Frankl regressa à sua cidade natal, Viena, após ter sido encarcerado em diversos campos de concentração, de trabalhos forçados e de extermínio.
Música Negra
Música Negra
"E o que ouvimos é uma tristeza introspectiva lenta e delicada, quase um desespero, excepto de Elvin [Jones, baterista], que se ergue ao fundo como um elemento sobrenatural, um trovão a formar-se, uma nuvem de tormenta, um grito de guerra. Como um todo, é um assustador retrato emocional de um lugar – os sentimentos desses músicos.”
A casa dos relógios
A casa dos relógios
A Avenida da Liberdade é hoje uma das maiores montras da indústria dos relógios em Portugal.
Ninguém foge deste Bicho Mau
Ninguém foge deste Bicho Mau
Em Campo de Ourique, há um restaurante, bistrô, espaço privilegiado para comensais, que merece atenção e tempo. Apesar do nome, o Bicho Mau, não faz mal a ninguém, antes pelo contrário.
Cabeça, tronco e membros, uma versão portentosa aos 25 anos
Cabeça, tronco e membros, uma versão portentosa aos 25 anos
Há 25 anos que o Cabeça de Toiro enriquece a oferta vínica nacional. A Enoport Wines, produtora desta marca emblemática, decidiu celebrar a data histórica com uma edição comemorativa, tinto de lote de três castas, colheita de 2016.
Ensaio
Haverá lugar para os NFT na economia tradicional?
Haverá lugar para os NFT na economia tradicional?
Os NFT ganharam uma importância significativa a partir do momento em que começaram a ter impacto directo em actividades económicas, e é esse o ponto de partida para esta reflexão. Isto porque os criptoactivos são muito mais do que reserva de valor.
Atualidade
Djokovic perde Grand Slam  da Austrália contra Scott Morrison
Djokovic perde Grand Slam da Austrália contra Scott Morrison
Entre as amizades tóxicas do tenista sérvio contam-se Milan Jolovic e Milorad Dodik, uma das maiores dores de cabeça da Comissão Europeia quando o tema é os Balcãs.
“A imagem no ecrã do computador amplia imperfeições”
“A imagem no ecrã do computador amplia imperfeições”
A pandemia e os confinamentos aumentaram a procura por intervenções estéticas. Falámos com Zeferino Biscaia Fraga, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, que nos revela que as intervenções estéticas mais procuradas atualmente são o rejuvenescimento da face e pescoço e a lipoescultura.
Os velhos CTT
Os velhos CTT
Houve um tempo em que se mandavam postais de Boas Festas dos CTT até porque chegavam a horas.
Make Rússia great again
Make Rússia great again
A crescente tensão na Ucrânia é uma consequência da implosão da União Soviética, mas mais do que um jogo sobre linhas vermelhas, é uma peça no paciente plano geoestratégico delineado por Vladimir Putin no caminho da restauração da posição da Rússia na cena internacional.
Patins de rodas num pavilhão de gelo
Patins de rodas num pavilhão de gelo
A situação política nacional é um enorme episódio dos “Simpsons”. Onde o tempo passa mas todos os personagens continuam iguais.
A mão imortal
A mão imortal
Diego Armando Maradona personificou o mistério do futebol. Fez transcender, como muito poucos, um simples jogo com uma bola. Tinha um pé na história e outro na mitologia. E a mão de Deus.
A energia do rock
A energia do rock
O rock é um reduto. De honra e de criatividade. Guardado ao longo de décadas por alguns músicos que o elevaram a uma arte.
A Rússia dos sovietes a cores
A Rússia dos sovietes a cores
Talvez não seja um acaso histórico: um pouco mais de um século depois da Revolução Russa de 1917 é publicada em português, numa versão colorida, a primeira aventura de Tintin, passada no país dos sovietes, editada originalmente no suplemento juvenil do jornal belga conservador “Le Vingtième Siècle” entre 1929 e 1930.
Negociações entre a Rússia e os EUA têm tudo para correr mal
Negociações entre a Rússia e os EUA têm tudo para correr mal
Depois da última conversa telefónica entre Vladimir Putin e Joe Biden, os dois lados entretiveram-se a afirmar a irredutibilidade das suas próprias intransigências. O fracasso do encontro, que desta vez é aberto a outras entidades, à NATO e à OSCE, é por isso o desfecho mais previsível. Ninguém arrisca um mínino de otimismo.