Capa
Nº 168 | 24 Abril 2020
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
Ensaio
Atualidade
Com o adiamento das feiras de Genebra e de Basileia (esta última talvez esteja mesmo condenada, após o conflito com as marcas mais importantes, que decidiram abandonar o certame), as novidades começam a surgir.
A Primavera este ano é diferente, mas não deve deixar de se saudar. Mesmo em tempo de confinamento, a Quinta de Chocapalha lançou no mercado três edições de vinhos que vão bem com as temperaturas mais amenas que deverão acompanhar as nossas vidas nas semanas que se seguem.
A versão eletrificada do Range Rover Sport PHEV foi um dos modelos que passou pela “Electric City Tour” de Lisboa e Porto e que suscitou maior curiosidade.
A obsessão e desejo de vingança do capitão impelem-no em busca da baleia branca, do leviatã, Moby Dick. Antes de mergulhar na obra, de onde vem tudo isto?
O grande desafio de Portugal enquanto sociedade passa por conseguir ligar-se de novo a uma ambição, por incutir uma nova esperança aos portugueses, quer às gerações que se sentem defraudadas com o sistema, quer às gerações mais novas que se pautam por novas ambições de mobilidade económica e social e que estão desligadas do sistema.
Num país com uma estrutura de poder que convida à ingovernabilidade, a nova primeira-ministra tem por
funções manter uma coesão que está constantemente a ser ameaçada. Mas tudo isso é para mais tarde: a ameaça agora chama-se Covid-19 e está a ser particularmente severa para com os belgas.
O número de infeções e mortes é mais baixo que nos outros continentes, mas os países africanos não estão imunes ao impacto económico da pandemia. Dívida, quedas nos preços dos recursos naturais, precariedade da
economia informal e aumento de tensões sociais vão travar o desenvolvimento e alimentar a instabilidade.
Na geopolítica, África é novamente um campo de batalha, agora entre a China e os Estados Unidos.
Acordo de Rui Pinto com as autoridades judiciais portuguesas marca um ponto de viragem, mas a ex-eurodeputada mostra-se muito descrente quanto à conclusão das investigações. Sobre o caso ‘Luanda Leaks’, Ana Gomes pensa que nem o alegado ‘hacker’ faz ideia de toda a informação que tem.
Enquanto a nova estirpe do coronavírus se espalha pela Europa, o alarme da população tem-se tornado tangível. Por muito difícil que pareça, no entanto, é possível acreditar que algo de bom poderá resultar deste dilema.