Skip to main content
Capa
Nº 62 | 29 Março 2018
Edição nº 62
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Et Cetera
O declínio das democracias e o poder de atração dos modelos autoritários
Enquanto as democracias se debatem com uma crise de confiança e regressões em liberdades fundamentais (inclusive nos EUA e na UE), modelos autoritários como o chinês e o russo parecem assumir-se como alternativa. Que fatores contribuem para esta mudança de referências? A democracia é um modelo exclusivamente ocidental ou tem um carácter universal? O Jornal Económico falou com Larry Diamond, Carlos Gaspar, Álvaro Vasconcelos e Samuel de Paiva Pires.
Encostas de Alqueva: Nascida no Alentejo,  já exporta para mais de 20 países
Encostas de Alqueva: Nascida no Alentejo, já exporta para mais de 20 países
Esta empresa do sector agroalimentar está em constante crescimento desde 2007 e já distribui vinhos de sete regiões nacionais. A meta é faturar 40 milhões de euros em 2020.
Brasil: Violência nas ruas coloca radicalismo de Bolsonaro mais perto do poder
Brasil: Violência nas ruas coloca radicalismo de Bolsonaro mais perto do poder
A criminalidade violenta com motivações políticas tem vindo a aumentar no Brasil, mas enquanto uns choram, outros aproveitam para fazer campanha.
KEEP Warranty: Esqueceu o papel da garantia?  Não há problema
KEEP Warranty: Esqueceu o papel da garantia? Não há problema
Um ano depois do lançamento, a startup portuguesa Icontrends já organiza os talões de 12 mil portugueses. A empresa está a preparar acordos com seguradoras, um novo idioma na app e a chegada do Regulamento Geral da Proteção de Dados.
5 Sentidos
Lisboa, a tua e a minha: Uma cidade que não cabe na mala
Lisboa, a tua e a minha: Uma cidade que não cabe na mala
Abunda a literatura que se centra em determinadas cidades, fruto da vivência de uns estrangeiros ao longo de alguns anos, normalmente por razões profissionais, ainda que nem sempre, embora os retratos resultantes de visitas mais apressadas tendam a ter pouca espessura.
“gás porumdia” Provocação cósmica
“gás porumdia” Provocação cósmica
O mapa das galerias de arte contemporânea em Lisboa tem vindo a crescer nos últimos anos e são cada vez mais os entusiastas que as procuram em busca de estímulos estéticos que não encontram noutros espaços.
Mário Augusto: Sebenta da memória
Mário Augusto: Sebenta da memória
Esta nova “sebenta do tempo” que Mário Augusto deu à estampa é outro novo caderno de apontamentos em que se foram registando pedaços de vida, objetos, situações que ajudam a construir quem somos.
Renault Trafic SpaceClass: A ‘navette’ para VIP e estrelas
Renault Trafic SpaceClass: A ‘navette’ para VIP e estrelas
Primeiro espreita-se, depois admira-se e por fim deseja-se entrar na nova Renault Trafic Space, uma navette de oito ou nove lugares, conforme a configuração, e cheia de extras para o conforto de quem precisar de fazer umas centenas de quilómetros ou, simplesmente, os 15 minutos que separam o aeroporto do centro da cidade.
Quinta das Senhoras branco 2015 Uma saúde a D. Isabel e a D. Dinis
Quinta das Senhoras branco 2015 Uma saúde a D. Isabel e a D. Dinis
De vez em quando, surgem-nos achados. Descobertos, para bem de todos. Foi o caso deste vinho branco, também a apelar a uma Primavera mais amena.