Capa
Nº 1885 | 19 Maio 2017
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Empresas
Media & Comunicação
Após boicote à emissão da Caixa, BdP intensifica reuniões com fundos lesados pela passagem de dívida para o BES “mau”. Governo quer acordo que reduza sobrecusto na dívida pública causado pela decisão do BdP.
Foi um dos nomes desejados pelo PSD para concorrer à câmara de Lisboa, mas o namoro não se concretizou.“Tenho prioridades que não se coadunam com o que é hoje a vida política”, diz.
José Sócrates prometeu construir novo aeroporto, terceira ponte sobre o rio Tejo e três linhas de TGV, menos de dois anos antes do pedido de assistência financeira. Durão Barroso planeou cinco linhas de TGV quando o país estava “de tanga”. Na versão de autarca de Lisboa, António Costa defendeu um projeto para o Metro ainda mais ambicioso do que o apresentado agora pela líder do CDS-PP. Para os políticos em campanha eleitoral, por vezes nem o céu é o limite.
O ritmo mais alto desde que Portugal saiu da recessão acontece ao mesmo tempo que a recuperação do emprego ganha força e que o investimento dá sinais vida. O que está está acontecer, afinal?
Dívidas incobráveis atingem máximo histórico de 4,8 mil milhões de euros, 3% do PIB. Maior fatia de devedores são particulares que não pagaram dívidas à banca, a fornecedores, água e luz, entre outras.
APB alerta que os bancos são penalizados por três vias: pelo dívida do Fundo de Resolução a 30 anos, pelo mecanismo contingente na venda do NB e por não poderem deduzir imparidades no IRC.
PS, BE e PEV querem combater a obesidade infantil e garantem que as novas leis na publicidade vão estar prontas antes das férias parlamentares.