Capa
Nº 512 | 28 Janeiro 2026
Notícias
Economia
Mercados
Economia & Política
Empresas & Mercados
Em declarações ao Jornal Económico (JE), o procurador Paulo Lona, que reuniu na semana passada com os magistrados da Comarca de Lisboa Oeste (Cascais, Oeiras, Sintra e Mafra) e da de Lisboa Norte (Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira), aponta para a "falta de oficiais de justiça, de magistrados do Ministério Público (MP)", além de "instalações que, por vezes, não estão minimamente em condições para o exercício das funções por parte dos magistrados" são "transversais ao longo do país".
Fatores exógenos ao próprio setor determinaram uma queda do consumo interno, mas também na Europa, em 2025. Ricardo Silva, presidente da ATP, insiste: o que se espera do Governo é que "promova a produção nacional no exterior", de forma permanente e não apenas pontual.
Reserva Federal reúne-se pela primeira vez este ano e, com o mercado a dar como certa uma reunião sem mexidas nos juros, o destaque recai sobre Jerome Powell e a pressão que Trump tem feito sobre o presidente do banco central.
Fileiras como a automóvel, maquinaria, agroalimentar e serviços deverão beneficiar do "maior acordo comercial de sempre", como descreveu Bruxelas, que abre o mercado do país mais populoso do mundo e a economia do G20 que mais cresce às empresas portuguesas e europeias.
As Sete Magníficas começam a apresentar resultados, referentes ao quarto trimestre, esta quarta-feira com Microsoft, Meta e Tesla. Na quinta-feira é a vez da Apple. Amazon, Alphabet e Nvidia divulgam as suas prestações a 5 de fevereiro, 4 de fevereiro e 25 de fevereiro. Na quarta-feira Fed toma decisão sobre taxas de juro.