Capa
Nº 468 | 10 Novembro 2025
Notícias
Empresas & Negócios
Economia & Política
Mundo
Empresas
Desporto
Segundo uma informação obtida pelo Jornal Económico, a italiana Nexture foi a candidata que ofereceu a maior proposta pela Frulact e por isso venceu o processo competitivo de venda que está em curso desde o início do ano, ultrapassando o Grupo José de Mello.
Na décima edição da maior conferência tecnológica, que terá a Inteligência Artificial como tema principal, estarão presentes 70 mil participantes. Portugal leva 178 startups, que apostam em machine learning, fintech, hardware e logística.
Ainda não é certo se e quando o Estado vai receber impostos da EDP relativos à venda de barragens à Engie, mas Miranda Sarmento não descarta que possa beneficiar o saldo no próximo ano e decidiu deixar o alerta à oposição.
Ministra garante que 90% dos pensionistas vão recuperar o poder de compra em 2026. No conjunto, despesa com aumentos permanentes de pensões será superior a mil milhões de euros, defende Maria do Rosário Palma Ramalho.
Ministra voltou a avisar que a discussão com os parceiros sociais será “profunda mas não eterna”. Anteprojeto será convertido em proposta de lei, para ser debatido no Parlamento, depois de fechado o dossiê Orçamento do Estado para 2026.
“Anunciamos a realização da greve geral contra o pacote laboral”, disse o secretário-geral da CGTP, Tiago Oliveira, num discurso nos Restauradores, em Lisboa, no final de uma marcha contra o pacote laboral.
País regista saldo positivo de 6,96 biliões de dólares em outubro e bate recordes no acumulado do ano. Balança comercial tem défice de 1,76 biliões no mês passado com os americanos.
O Brasil, anfitrião da COP30, apresentou um plano para aumentar o financiamento climático de cerca de 1,123 biliões de euros. O financiamento do plano é arrojado e aparentemente de difícil execução.
Os números foram piores do que as previsões dos economistas consultados pela agência de notícias financeiras Bloomberg, que previam um aumento de 2,9% face ao ano anterior.
As grandes empresas tecnológicas dominam e os distritos de Lisboa e Porto afirmam-se como os principais polos do ecossistema digital. O setor empregava 120 mil pessoas em 2024, o que representa uma redução de 34% face ao ano anterior.
A BYD atingiu a liderança mensal nas vendas de veículos 100% elétricos em Portugal, no mês de outubro, com 459 unidades. Tesla vendeu 144 automóveis no mesmo período.
O presidente em exercício, que tinha sido eleito pela primeira vez em 2021, teve 1.266.105 dos votos e superou a concorrência de João Noronha Lopes (655.566), semanas após a primeira volta do escrutínio, em que o antigo internacional português já tinha recolhido o maior número das preferências.