Capa
Nº 285 | 02 Dezembro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Educação
Economia
Mercados
Empresas
Imobiliário
A NOVA SBE conquista a melhor posição de sempre - 18.ª - de uma escola portuguesa no ranking do Financial Times Best European Business Schools 2024. Os resultados divulgados esta segunda-feira, 2 de novembro, trazem outra novidade de estalo: a Católica Porto Business School integra pela primeira vez o top, juntando-se neste olimpo à Católica-Lisbon, Universidade do Porto FEP/PBS, e lisboetas ISCTE e ISEG.
A negociação orçamental e a discussão parlamentar focaram-se em duas medidas fiscais, o IRS Jovem e o IRC, mas há um conjunto de alterações com impactos significativos na vida das famílias e empresas que importa compreender.
Os motivos que explicam a desvalorização do euro, que caiu 7%, em dois meses, são vários. Analistas consultados pelo JE alertam que a aproximação da paridade entre o euro e o dólar "pode travar os ímpetos" do BCE na descida das taxas de juro, provocar uma crise cambial, e com isso prejudicar a competitividade da zona Euro. Já as exportações europeias "vão tornar-se mais baratas".
O executivo está a preparar mexidas nas regras para permitir a entrada de mais operadores neste mercado, mas as mexidas estão longe de gerar consenso no sector. As empresas de mobilidade elétrica receiam as mudanças que o Governo prepara nas regras para a rede de carregamentos, temendo pelos investimentos, contratos em vigor e pelo fim da 'rede Multibanco' que facilita muito a vida aos utilizadores de veículos elétricos.
Ana Paula Marques entrou no mundo empresarial pela P&G e desde então que não parou. Fez telecomunicações, foi professora e agora dedica-se à energia verde.
Hugo Santos Ferreira condena chumbo da autorização legislativa para descer o IVA de 23% para 6% e pede coragem e sentido de Estado aos políticos nacionais para resolverem o problema da habitação, deixando o alerta: "Portugueses vão continuar sem ter uma casa que possam pagar", refere.