Capa
Nº 20 | 07 Novembro 2025
Notícias
Análise
Grande Entrevista
Atualidade
Um dos IPO mais esperados é o da dona do ChatGPT. Na Europa, as atenções estão viradas para a operadora Digi. Dos dois lados, o negócio está a crescer e o mercado a mexer.
Redução da fiscalidade e uma nova geração de contratos de risco e serviço que reforça a partilha dos lucros estão a trazer de volta as multinacionais, juntamente com um regulador que ganhou peso.
O sócio e diretor do escritório da Broseta em Portugal faz um balanço positivo da integração na sociedade de advogados espanhola, concretizada em 2023, depois de cinco anos associados. Quer crescer no M&A e aponta que têm competências marcantes na Defesa.
O presidente da Broseta quer ter maior presença em Portugal, com o crescimento do negócio, mas também com a incorporação de novos sócios. Tem na mira a Energia, Imobiliário, Banca e Finanças, mas assinala a Defesa e Segurança como uma área em expansão, por causa dos investimentos europeus.
Deixou os prejuízos em 2022 e, desde então, tem vindo a multiplicar os lucros. Para o próximo ano, as expectativas são reforçadas.
Urgência de transformação está relacionada com o aumento dos riscos de fraude e requisitos regulatórios. Maior exigência por parte dos clientes também conta.
Os Power Purchase Agreements (PPA) estão a revolucionar o mercado europeu de energia. Estes contratos permitem às empresas fixar preços e garantir energia renovável a longo prazo – uma solução estratégica num contexto marcado pela urgência da transição energética, pela volatilidade e procura crescente de eletricidade.