Skip to main content
Capa
Nº 380 | 31 Maio 2024
Edição nº 380
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Tema
Ainda serão os Direitos Humanos um pilar da Europa?
Ainda serão os Direitos Humanos um pilar da Europa?
O jornalista André Carvalho Ramos é um rosto conhecido da televisão, mas o que aqui nos move é o livro onde nos conta histórias que recolheu no terreno, nas reportagens que fez nos últimos oito anos, e no qual denuncia o racismo objetivo que a Europa pratica nas suas políticas de acolhimento. “Não podemos ser imparciais em matéria de Direitos Humanos”, afirma.
Pessoas
“Criámos um legado de histórias. Oprimeiro festival de muitos é o Rock in Rio”
“Criámos um legado de histórias. Oprimeiro festival de muitos é o Rock in Rio”
Entrevista Roberta Medina, ORock in Rio celebra 20 anos de existência em Lisboa, logo, não podia deixar de ser aplaudido. Em duas décadas passaram pela Bela Vista artistas de renome internacional (Foo Fighters, Elton John, Amy Winehouse), mas este ano os voos vão dar ao Tejo e a responsável pelo festival diz que só há oportunidades. Música e diversão, Rock in Rio abre portas a 15, 16, 22 e 23 de junho.
Livros
Nemésio entre corsários e semeadores
Nemésio entre corsários e semeadores
Eis o segundo volume de crónicas de Vitorino Nemésio, naquela que é a recuperação da obra completa do açoriano, empreendida pela Companhia das Ilhas e Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Em Destaque
Cinema português bisa  em Cannes e os Sophia  celebram a sua diversidade
Cinema português bisa em Cannes e os Sophia celebram a sua diversidade
Foi uma semana em cheio para o cinema nacional. Na Croisette, Miguel Gomes venceu o prémio de realização, com “Grand Tour”, e Daniel Soares conquistou uma menção especial por “Bad for a moment”, que integrava a competição oficial. Já na 13ª edição dos Prémios Sophia, João Canijo venceu nas categorias de Melhor Realização e Melhor Filme, com “Mal Viver”.
Ensaio
O despertar europeu
O despertar europeu
A UE tem muito trabalho pela frente, que irá exigir mais compromissos e uma maior integração, muito além do propósito fiscal e económico do propósito fundador
Atualidade
“Só com índices  de leitura elevados  poderemos  ter um país economicamente mais desenvolvido”
“Só com índices de leitura elevados poderemos ter um país economicamente mais desenvolvido”
Entrevista Pedro Sobral As expectativas do presidente da APEL são altas e em linha com o crescimento da Feira do Livro de Lisboa nos últimos dois anos. Objetivo? Passar a fasquia de um milhão de visitantes nesse ponto de encontro entre leitores e escritores que é o Parque Eduardo VII. De 29 de maio a 16 de junho, no coração da cidade de Lisboa.